Publicidade
Manaus
Infraestrutura

Ruas com crateras atrapalham tráfego e incomodam pedestres no bairro Petrópolis

O péssimo estado de conservação e a ausência de calçadas em um dos lados da rua também são alvos da reclamação. Os problemas danificam carros e dificultam a passagem de ônibus 06/06/2017 às 08:59 - Atualizado em 06/06/2017 às 11:30
Show petropolis
Na rua Carpinteiro Péres, buracos vão da pista à calçada (Foto: Winnetou Almeida)
Álik Menezes Manaus

Moradores da rua Carpinteiro Péres, localizada no bairro Petrópolis, Zona Sul, denunciam o descaso da Prefeitura de Manaus com a infraestrutura da rua e o aumento do risco de acidentes causados pela buraqueira na pista. 

Segundo a dona de casa Mara Campos, 50, a última vez que a rua passou por obras foi há mais de um ano e não passou de uma ação apenas “reparadora” que durou poucos dias. “Faz mais de um ano, essas crateras já fizeram aniversário. E o pior é que eles (operários da prefeitura) passam por outras ruas do bairro com obras reparadoras fracas, mas nem isso chega por aqui”, disse, indignada. 

Além de danificar carros e dificultar a passagem dos ônibus, os lagos que se formam nos buracos dificultam a passagem dos pedestres, que reclamam do odor da água suja e dos banhos de lama que tomam quando os veículos passam em alta velocidade. “Não precisa nem chover para começar o caos, basta algum vizinho usar água em casa. A água desce e não passa pelo canto da rua para chegar no bueiro porque os buracos não deixam, isso aqui vira um grande lago e os motoristas passam por cima e dão um banho no povo”, contou. 


Calçadas precárias
O péssimo estado de conservação e a ausência de calçadas em um dos lados da rua também são alvos da reclamação e indignação de moradores. Segundo eles, os pedestres correm risco de serem atropelados ao caminharem praticamente no meio da via por falta de calçada: quando ela existe, está quebrada. “O que a gente faz sem calçada? O jeito é andar no meio da pista, pulando de um lado para o outro para fugir dos buracos e dos banhos de lama”, ironizou a dona de casa. 


Problema repetido
Na rua Francisco Melo, também no Petrópolis, a buraqueira na rua também causa transtornos e medo aos moradores do bairro e motoristas que trafegam pelo local. 
Segundo a dona de casa Maria Aparecida, 46, há meses a via não recebe obras de tapa-buracos por parte da prefeitura. “Um dos lados está cheio de buracos, os motoristas precisam ir pela contramão. O risco de acidentes é muito alto. Essa rua é uma das principais do bairro, é a rota dos ônibus, o fluxo é muito grande, uma desgraça pode acontecer a qualquer momento”, alertou. 

Ainda segundo a moradora, um grupo de moradores entrou em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), mas até ontem não haviam sido informados sobre a inclusão dela no cronograma de obras. 

Mutirão de obras no 2º semestre 

Apesar das denúncias dos moradores do bairro Petrópolis, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que está elaborando um amplo cronograma de obras para o segundo semestre deste ano e que as ruas citadas na reportagem estão inclusas na programação.  
A secretaria informou ainda que o bairro Petrópolis é atendido rotineiramente com serviços básicos, mas reforçou que está programando um mutirão para todas as zonas da cidade. 

A Seminf também comunicou que ontem, em algumas ruas do bairro, foram realizados trabalhos de tapa-buracos, contenção de rip rap e confecção de tampas de bueiros.

Publicidade
Publicidade