Publicidade
Manaus
OPERAÇÃO

PF cumpre em Manaus operação contra desvio de verbas no Estado de Roraima

Operação Gárgulas, com objetivo de desmantelar quadrilha investigada por corrupção no estado vizinho, cumpriu mandados judiciais na capital amazonense 28/06/2018 às 13:33
Show show show pf
Foto: Arquivo A Crítica
acritica.com

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Gárgulas, com objetivo de desmantelar uma organização criminosa investigada por desvio de recursos públicos federais, lavagem de dinheiro e fraude a licitação em Roraima. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Boa Vista e em Manaus.

A prova coletada pela Polícia Federal aponta indícios de atuação de grupo criminoso, integrado por servidores públicos e empresários, em desvio de recursos públicos do sistema penitenciário, especificamente no tocante a repasses do Fundo Penitenciário Nacional ao Estado de Roraima, no montante de R$ 3,5 milhões.

Foram demonstrados indicativos de fraudes à licitação, tais como conluio entre as empresas participantes que encaminharam propostas na dispensa de licitação; relação de parentesco entre os sócios das empresas participantes; propostas montadas; pagamentos realizados antes da emissão das notas fiscais e superfaturamento em contratos de locação de veículos e venda de produtos e serviços para atender a Secretaria Estadual de Justiça e da Cidadania de Roraima.

Os investigados, servidores públicos e empresários, estão sendo interrogados e indiciados na Polícia Federal pelos crimes investigados, que preveem penas superiores a trinta anos de prisão. O nome da operação remete às gárgulas, figuras monstruosas da Grécia antiga e da Idade Média, bem como um alerta: “o mal nunca dorme, exigindo a vigilância contínua”.

Publicidade
Publicidade