Publicidade
Manaus
Manaus

Placa ‘malcriada’ para chamar atenção sobre a falta de respeito às leis de trânsito, no Coroado

Acidentes em plena faixa de pedestre motivou a colocação do banner no canteiro central da avenida - medida que foi aprovada pela maioria 15/09/2015 às 10:57
Show 1
Usuários afirmam que os contudores não param na faixa destinada aos pedestres.
Kelly Melo Manaus (AM)

Cansados de presenciar acidentes de trânsito e ter dificuldades para atravessar na faixa de pedestre que fica entre a avenida Rodrigo Otávio e rua São Luís, no Coroado, Zona Leste, o professor universitário Welton Oda e a namorada dele, Karine Sanches, decidiram colocar um banner  com uma frase “malcriada” no canteiro central para chamar a atenção dos motoristas que passam pelo local. A medida foi aprovada por moradores e usuários do transporte coletivo.

O auxiliar de almoxarifado, Paulo Sérgio da Silva, 26, contou que presenciou cinco acidentes nos últimos meses e relata que todos os pedestres sofrem para fazer a travessia com segurança. “Os carros vêm em alta velocidade e mesmo a gente esticando os braços, tem gente que não para. Aí fica difícil”, reclamou.

A idosa Lurdes da Silva, de 70 anos, disse que até conformou com banner (apesar do “palavrão” estampado nele), mas afirmou que o problema é antigo e tende a piorar, tendo em vista que a avenida Rodrigo Araújo é uma via de fluxo intenso.

“Nos horários de pico o problema piora porque é aí que o pedestre não tem vez mesmo. Mora aqui há mais de 30 anos e sempre foi assim. Deviam colocar um sinal para ver se melhora”, sugeriu a moradora.

Além das reclamações dos usuários, a faixa pedestre também está apagada, o que dificulta a passagem no período da noite.

De acordo com Karine Sanches, o banner foi instalado em uma árvore no canteiro central da avenida no último sábado e a ideia surgiu como um desabafo, uma vez que os direitos dos pedestres são desrespeitados.

“Nós divulgamos nas redes sociais e está sendo bastante comentados. Chamou a atenção. Mas ainda não deu para perceber se  deu para mudar o comportamento dos motoristas”, explicou.

Obras na rotatória

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que à medida que as obras de revitalização no Complexo Viário Gilberto Mestrinho forem concluídas, a sinalização viária, incluindo as faixas de pedestres, será revitalizada.

Publicidade
Publicidade