Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Manaus

Plano Diretor de Arborização será lançado em Manaus

Em comemoração ao Dia Mundial das Florestas e o Dia da Árvore na Amazônia, a Prefeitura lança o Plano Diretor de Arborização Urbana, além de plantar mudas pela cidade



1.jpg O plano prevê as diretrizes de arborização da cidade
14/03/2012 às 16:01

O Dia Mundial das Florestas e o Dia da Árvore na Amazônia serão lembrados na cidade com diversas programações. Dentre os eventos está programado o lançamento do Plano Diretor de Arborização Urbana de Manaus e o plantio de mudas na cidade.

O primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade, que determina as diretrizes básicas para o planejamento, execução, manutenção e monitoramento, será lançado na próxima terça-feira (20) no auditório do Parque do Mindu, às 15h.



O Plano possui 75 artigos e define, entre outras ações, o percentual de espécies nativas a serem usadas na arborização, cria dispositivos de proteção, além de prever o tombamento de árvores ou conjuntos arbóreos da cidade que podem se tornar imunes ao corte. O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Condema).

Dentre as regras contidas no plano estão as técnicas de transplante de árvores, o cálculo de medidas compensatórias para o corte de espécies exóticas nativas e protegidas, a regularidade da irrigação em períodos de estiagem e chuvosos e as espécies recomendadas para arborização urbana, dependendo do porte e da localização.

Plantio de Mudas

A programação comemorativa segue com o plantio de 300 mudas e a entrega dos projetos de paisagismo do Parque do Idoso, Fundação Doutor Thomaz e da Escola Municipal José Carlos Mestrinho, na Zona Centro-Sul de Manaus, na quarta-feira (21).

Os eventos se encerram na quinta-feira (22), quando 200 mudas serão plantadas na área de invasão na Estrada do Tarumã, local onde havia uma invasão.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.