Publicidade
Manaus
NOVA GERAÇÃO

PM abre concurso no Facebook para escolher nome de filhotes de cadela farejadora

Cadela Celi já encontrou ao menos seis cadáveres em operações, entre eles do Soldado Portilho. Filhotes vêm sendo testados para fazer parte do quadro da Companhia de Cães 28/02/2018 às 18:48 - Atualizado em 28/02/2018 às 18:55
Show cadela
Foto: Divulgação
Oswaldo Neto Manaus (AM)

A matilha da Companhia de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar poderá ganhar novos “soldados” de quatro patas. Isso porque a cadela Celi, da raça Rastreador Brasileiro, teve oito filhotes que estão sendo testados para fazerem parte do quadro de buscas da PM. Paralelamente a isso, policiais estão promovendo um concurso nas redes sociais para dar nome aos pequenos.

Os oito filhotes - três machos e cinco fêmeas – estão com 25 dias de vida e vêm sendo analisados pelo grupo, onde será testada a aptidão de cada um para encontrar vítimas perdidas ou até cadáveres. Até o sexto mês de vida do cão é possível saber se ele tem condições de fazer parte do grupamento e ajudar a companhia a elucidar casos.

De acordo com o capitão Paulo Padilha, do Cipcães, nem todos os cães ficarão na companhia. “São muitos os testes. Já vimos que alguns não têm muito o ‘drive’. Esses a gente vai passar a situação para o comando e autorizar uma doação, se for o caso”, explicou o PM.

Ainda segundo o capitão, a gravidez da cadela Celi, de seis anos, foi algo planejado pelo grupamento. Ele explica que a partir do sexto ano de trabalho, todos os cães entram num processo de aposentadoria. Em toda a carreira de Celi, por exemplo, o PM conta que a cadela já localizou seis cadáveres, entre eles o do soldado Portilho, morto no ano passado.

“Nós já sabíamos que ela estava prenha de um outro cão nosso, o Ramson. Ele já se aposentou e em breve ela também terá que parar de trabalhar, pois desde novinha está na ‘labuta’”.

Concurso para nomes

Nas redes sociais, os policiais querem sugestões de nomes para os filhotes. A postagem publicada nesta quarta-feira (28) já possui 117 comentários, e a criatividade dos internautas vai desde nomes conhecidos como “Belinha”, “Mel”, até como figuras mitológicas como “Hércules”, “Thor” e “Pandora”.

"Serão selecionados os nomes mais criativos e o seu pode fazer parte desse momento", diz o post. 

Conforme o capitão, a ideia surgiu de uma brigada da Argentina, que pediu ideias de nomes para uma matilha que ganhou novos filhotes. “Esses filhotes vão ser a nova geração da companhia”, declarou.

Publicidade
Publicidade