PM deflagrada Operação Hexágono sem previsão de encerramento
A ação ocorre em toda a capital, mas nas zonas Norte e Sul o patrulhamento foi intensificado. Entre as regiões com reforço policial estão Viver Melhor, Monte Horebe, Betânia e Morro da Liberdade
O Alto Comando da Polícia Militar do Amazonas deflagrou na noite de terça-feira (22), a nova “Ação Hexágono”, da Operação Águia. 220 policiais militares e 90 viaturas reforçam a segurança pública na capital. A ação se estenderá pelos próximos dias sem previsão de encerramento.
O comandante geral da corporação, coronel PM Ayrton Norte e todos os Grandes Comandos participam da ação. A estratégia visa a segurança dos cidadãos, prevenindo e reprimindo crimes contra o patrimônio e contra a vida, além de preservar e manter a ordem pública. A ação também é uma resposta aos atos de grupos criminosos.
A ação Hexágono ocorre em toda Manaus, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) nas áreas Norte, Sul, Leste, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste. As zonas Norte e Sul estão sendo intensificadas.
O Comandante Geral, Coronel PM Ayrton Norte e o Subcomandante Geral, Coronel PM Sílvio Mouzinho, conduziram parte das tropas para a Zona Norte de Manaus. O Conjunto Viver Melhor, Invasão Monte Horebe e Invasão Estrela de David foram algumas das localidades que receberam a ação. Posteriormente, seguiram para Zona Sul da cidade, onde os bairros Morro da Liberdade, Betânia, São Francisco e adjacências foram priorizados.
Das Dezenove horas até meia noite, somente na Zona Norte, mais de 100 carros, 200 motocicletas e 350 pessoas já haviam sido abordadas pelas guarnições que atuavam nas áreas de maior incidência criminal. Aproximadamente, 40 motocicletas foram apreendidas e foram realizadas mais de 40 autuações. Além da apreensão de 2 armas de fogo em diferentes pontos da cidade.
Segundo o Comandante Geral, a Polícia Militar não vai retroceder. Ela vai sufocar o crime e proteger o cidadão.
Na Zona Norte, durante a 1° fase da operação, uma das barreiras policiais ocorreu na Rua Itaete, na entrada da feira do Mutirão. Na abordagem a motocicletas, por volta de 21h, um suspeito, de 25 anos, foi detido por portar um revólver .38 com munições intactas e por conduzir veículo adulterado. O nacional já possui restrição judicial por adulteração veicular. Ele foi apresentado no 6° DIP para as providências legais cabíveis.
Na Zona Sul, por volta das 21h30, guarnições da 3ª Cicom, ao realizarem incursão no Beco da Raquel, Petrópolis, a guarnição da VTR 6032, sob o comando do 1°SGT Elauton, abordaram um suspeito, portando um revólver calibre 38 especial, marca Taurus, com 06 (seis) munições intactas bem como diversas porções de substância entorpecente, sendo conduzido ao 1°DIP para os procedimentos cabíveis.