Publicidade
Manaus
Manaus

Podas reduzem o verde da cidade

Na avenida Darcy Vargas, mudas de oitis foram eliminadas pela Prefeitura de Manaus após apenas dois meses de transplantadas, intrigando população 15/10/2013 às 08:11
Show 1
Árvores cortadas na Av. Dracir vargas
Adriano Silva Manaus (AM)

Dois meses após o transplante de 14 mudas de oitis que estavam no entorno da “Bola das Letras”, na avenida Darcy Vargas, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, 11 delas foram cortadas por funcionários da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana e Serviços Públicos (Semulsp).

Segundo o diretor de arborização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Heitor Liberato, o corte foi autorizado porque as mudas estavam mortas.

“Uma obra está sendo executada no local e realizamos o transplante das mudas, na intenção de salvá-las. Infelizmente, elas estavam em um pátio estreito e o tempo foi curto, por isso tivemos essa perda”, declarou.

Heitor informou, também, que as mudas estavam com aproximadamente dez anos e que, para realizar o transplante, a prefeitura gasta em média R$ 2 mil por cada muda.

“O custo de cada transplante é elevado, pois precisamos utilizar máquinas, equipamentos e pessoal. Geralmente temos um resultado melhor, esperamos um pouco mais de dois meses até termos a certeza da perda”, declarou.

No local, está sendo realizada uma obra da Secretaria Municipal de Infraestrutura e segundo a Semmas, um projeto paisagístico está sendo elaborado. “A obra é da Seminf, nós estávamos dando o auxílio técnico. Existe um projeto de paisagismo que já está sendo elaborado”, concluiu.

Leia mais na edição impressa do Jornal A Crítica desta terça-feira (15)


Publicidade
Publicidade