Publicidade
Manaus
Manaus

Pode chover durante o final de semana em Manaus, diz meteorologista

Especialista afirma que há previsão, mas em áreas isoladas da cidade, principalmente no domingo  24/09/2015 às 20:40
Show 1
As chuvas ocorreram em pontos isolados da cidade nesta quinta-feira (24)
silane souza ---

Depois de registrar a maior temperatura dos últimos 90 anos, 39ºC, no dia 21 deste mês, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manaus deve permanecer com o calor mais ameno. Conforme o Inmet, não há previsão de novo recorde de temperatura para os próximos dias na cidade.

O meteorologista do Inmet, Gustavo Ribeiro, relatou que até as 14h de ontem, em Manaus, a máxima temperatura do ar registrada pela estação do instituto instalada entre as avenidas Recife e Maceió, na Zona Centro-Sul, foi de 37,4°C. Conforme ele, a previsão para o final de semana é animadora.

“A previsão indica que teremos temperaturas um pouco mais amenas no final de semana, pois existe a possibilidade de chuvas em áreas isoladas, principalmente no domingo”, afirmou.

A alta temperatura registrada nos últimos dias em Manaus, deve-se ao fato da cidade está sob o efeito do fenômeno climático conhecido como El Ninõ, que causa o aquecimento anormal das águas superficiais e sub-superficiais na região Equatorial do Oceano Pacífico, causando a modificação da circulação dos ventos.

A capital amazonense havia registrado o primeiro recorde de calor, desde 1925, no último dia 13 também deste, quando a temperatura chegou aos 38,6ºC, com a sensação térmica de 40,2ºC.

El Niño

O coordenador do curso de Meteorologia, da Universidade do Estado do Amazonas, José Augusto Veiga, lembra que desde o ano 2000, vem acontecendo cheia e seca com frequência no Estado, alguns pesquisadores atribuem o fato as mudanças climáticas. Mas nesse momento, o que está deixando setembro mais quente é o El Niño.

Publicidade
Publicidade