Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
publicidade
publicidade

CHACINA

Polícia Civil divulga imagens das câmeras de segurança do Compaj durante o massacre

Nos vídeos é possível ver a movimentação de detentos nos corredores e alguns deles armados com facões e armas fazendo agentes reféns


01/09/2017 às 15:49

A Polícia Civil do Amazonas divulgou nesta sexta-feira (1º), em Manaus, imagens das câmeras de segurança do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) durante o massacre de 56 detentos ocorrido há exatamente oito meses, no dia 1º de janeiro deste ano. O massacre foi causado por disputa entre facções criminosas rivais.

Segundo a polícia, tais imagens foram fundamentais para investigar a chacina e indicar os 210 detentos suspeitos de participar dos crimes de homicídio, tortura e esquartejamento. Os vídeos também foram incluídos no inquérito policial remetido à Justiça, que possui cerca de 2,6 mil páginas, onde também contém oitivas, fotos, áudios, laudos e exames.

Leia também: ‘Ordem para massacre no Compaj partiu de Zé Roberto’, diz delegado que apurou chacina

Nem todos os registros do circuito interno do Compaj foram divulgados, devido à brutalidade dos atos. Nos vídeos repassados à imprensa, é possível ver o momento exato em que membros da facção Família do Norte (FDN) invadem o corredor que dá acesso à portaria da ala “segura”, onde estavam internos da facção rival Primeiro Comando da Capital (PCC), condenados por estupro e presos ameaçados de morte.

Em outro trecho das imagens é possível ver também vários internos com facões e armas de fogo e também fazendo agentes penitenciários reféns e de “escudo”. Num terceiro vídeo aparecem ainda presos tentando escapar do Compaj através de uma escada colocada sobre um dos muros do presídio: no mesmo dia 225 internos fugiram do Compaj e do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat).

publicidade
publicidade
Registro de casos de intolerância religiosa é baixo em delegacia de Manaus
Investigador da PC é denunciado por assédio sexual de adolescentes no AM
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.