Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
DESOCUPAÇÃO

Famílias do Monte Horebe foram vítimas de ações de milicianos, aponta PC

Polícia Civil detectou grupo que envolvia ao menos oito policiais militares envolvidos em esquemas de extorsão, grilagem de terras e proteção a traficantes. Reintegração no local entra no terceiro dia



D97E6407-E009-470C-BBA8-9DBF0EF50466_D9D57779-7672-4FEF-B8A2-4E044C7638EA.jpeg Foto: Aguilar Abecassis
05/03/2020 às 08:11

O Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), durante investigação, identificou a participação de um grupo de milícia composto por, pelo menos, 8 policiais militares envolvidos em esquemas de extorsão, grilagem de terras e proteção a traficantes da ocupação Monte Horebe, na Zona Norte de Manaus.

De acordo com informações repassadas pelo titular do Departamento, delegado Sinval Barroso, a confirmação da ação criminosa, por parte dos suspeitos, se deu a partir da operação 'Cidade das Trevas' - deflagrada em maio do ano passado, onde sete pessoas foram presas, dentre elas líderes do tráfico, sendo um deles Reginaldo Soriano, o "Baiaca", apontado pela polícia como o intermediador entre o grupo criminoso e detentos do sistema prisional. Ele está preso, atualmente.



Ainda conforme Sinval, um capitão da cavalaria foi preso durante a ação e recebeu sentença.

"Existem diversos crimes apontados, desde extorsão até cobrança de propinas para ignorar os crimes ambientais, participação em milícias para proteger milicianos, traficantes de drogas, além da participação na compra e venda de terrenos oriundos de grilagem", explicou.

Ainda conforme o delegado, um efetivo de agentes públicos também está envolvido.

"Até mesmo estão passando informações sobre operações policiais. Pessoas envolvidas na Tropa Especializada e na Polícia Militar também. Alguns deles até chegaram a ser presos", acrescentou.

Após a identificação e prisão do oficial, que foi expulso da corporação no final do ano passado, o Ministério Público decidiu seguir com as investigações. A Secretaria de Segurança Pública, no entanto, não divulgou nenhuma prisão de policiais envolvidos no esquema de corrupção.

A Polícia Militar disse que está apurando o caso. Investigação segue em segredo de Justiça.

News fe58c969 f689 427d bdc3 fb9389c2f509 adee0aa5 fa35 42f7 850c 32125f8d473c
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.