Publicidade
Manaus
ABORDAGEM

Mulher é agredida por PMs com cotoveladas e puxões de cabelo durante abordagem em Manaus

Toda a ação dos policiais militares foi registrada em vídeo e circulou nas redes sociais. Segundo a Polícia Militar, eles apuravam uma denúncia de tráfico de drogas no local 05/12/2018 às 14:01 - Atualizado em 06/12/2018 às 07:03
Show agress o pms 4ee5f4fe f348 4383 8dcd b6063d5de4e7
A mulher chega a ser segurada pelo cabelo por dois policiais militares (Foto: Reprodução/ACrítica)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

Um vídeo que ganhou repercussão nas redes sociais nos últimos dias, em Manaus, mostra o momento em que policias militares do Amazonas agridem com cotovelada e puxões de cabelo uma mulher durante uma abordagem policial no último domingo (2) no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital.  A mulher agredida foi identificada como Jennyffer Wemylle Silva Matos, 18 anos. 

Na filmagem de apenas 30 segundos, que a reportagem do Portal A Crítica teve acesso, dois policiais aparecem agredindo a mulher com uma cotovelada e puxões de cabelo na avenida Hilário Gurjão com rua Mamona. Nos primeiros segundos da filmagem, um policial militar, que não foi identificado, aparece segurando o braço da mulher, que faz força para tentar se soltar. Em seguida, com a tentativa sem sucesso de ter liberdade, a mulher começa a falar ofensas contra o policial, que revida, com uma cotovelada em seu rosto. 

O mesmo PM também tenta colocar a mulher na viatura da guarnição, mas Jennyffer tenta se soltar e acaba sendo jogada no chão pelo primeiro e outro policial. Neste momento, as imagens mostram os policiais segurando a mulher pelos cabelos, enquanto ela tanta se levantar.

Outros dois PMs percebem a aglomeração das pessoas revoltadas com a agressão à mulher e fazem, cada um, um disparo para cima. O vídeo acaba com Jennyffer no chão, sendo segurada, novamente, pelo cabelos pelos dois primeiros policiais.

Imagens ‘descontextualizadas’

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que os vídeos que circulam nas redes sociais mostram partes dos acontecimentos e que "descontextualizam" o fato que foi registrado na Zona Leste da capital. Segundo a SSP-AM, a guarnição estava apurando uma denúncia de tráfico de drogas, e ao chegar às aproximidades da rua, um suspeito fugiu.

O órgão relatou que "seguindo os procedimentos da ocorrência", os policias revistaram algumas pessoas que estavam na área e, na ocasião, Jennyffer Wemylle Silva Matos, 18, teria iniciado uma confusão com os policiais que iriam revistar David Samia Nunes, 26. A SSP destaca que a mulher e David, que apresentavam sinais de embriaguez, acabaram agredindo os policiais durante a confusão. Um deles, um tenente da PM, lotado na 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), teve o nariz fraturado e lesões do olho, e deve passar por um procedimento cirúrgico.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) informou que outros populares, que estavam na área ingerindo bebidas alcoólicas, começaram a jogar garrafas de vidro na direção dos policiais. O órgão informou ainda que a Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública instaurou uma sindicância investigativa para apurar o caso. 

Passagem pela polícia

De acordo com a polícia, um levantamento feito pela 30ª Cicom mostra que David responde a dois processos em tramitação na 4ª Vecute, relacionados a tráfico de drogas, além de outras passagens policiais por suspeita da mesma prática, e que Jennyfer já teve outra passagem policial por desacato, em 2015.

Publicidade
Publicidade