Quinta-feira, 09 de Julho de 2020
EDUCAÇÃO PARA VIDA

Ponta Negra é palco da formação de brigadistas comunitários em Manaus

Foco do curso, resultado do programa 'Muda Manaus', está voltado para ações que necessitem de primeiros socorros em ambiente familiar, no trabalho e na comunidade



WhatsApp_Image_2020-02-10_at_12.39.01_8E0FEAE5-0E7B-4360-9958-46340DD60CBD.jpeg Foto: Euzivaldo Queiroz
10/02/2020 às 13:20

Formado por moradores do bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, durante o 'Muda Manaus',  a primeira turma de brigadistas comunitários do Corpo de Bombeiros Militares do Amazonas (CMBAM) realizou aulas práticas na praia da Ponta Negra, Zona Oeste, nesta segunda-feira (10). 

O ciclo de formação faz parte do programa Muda Manaus, liderado pelo Governo do Amazonas, e que mira capacitar jovens para atuarem em situações de emergência como incêndios, afogamentos e desmoronamentos. 



"Eles aprendem o básico, mas que já é grande ajuda em momentos de necessidade", explica a tenente Raquel, do CMBAM. Ela supervisiona a formação prática dos novos brigadistas e auxilia com dicas que devem ser seguidas por eles durante resgates. Foco do curso está voltado para ações  que necessitem de primeiros socorros em ambiente familiar, no trabalho e na  comunidade.

"Não estamos formando salva-vidas ou profissionais para atuarem nos primeiros socorros, mas sim, capacitando estas pessoas para saberem como agir diante de sinistros que podem ocorrer", afirma a tenente.
 
O grupo de 15 pessoas, entre homens e mulheres, iniciou o primeiro dia de formação prática na orla da Ponta Negra, por volta das 8h da manhã de hoje. Mas o dia começou bem mais cedo para a maioria deles, principalmente para Gutemberg Batista, de 21 anos, que está desempregado e encontrou no curso uma forma de 'dar volta por cima' na busca por oportunidade no concorrido mercado de trabalho. "Costumo acordar às 10h todo o dia. Fiquei ansioso e precisava chegar aqui no horário, então coloquei o despertador para tocar a cada dez minutos desde as 5h", relatou.

Batista não é o único morador da rua Mariano Amorim, do bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, a ser formado pelo programa. Daniel Souza, de 19 anos, também acordou mais cedo no primeiro dia de aulas práticas. "Sempre quis entender como os bombeiros trabalham e, quem sabe, um dia atuar como um deles", disse. Inclusive, ambos dividiram os custos do transporte para chegar até a praia da Ponta Negra, literalmente do outro lado da cidade.

Muda Manaus

A ação integra o “Muda Manaus”, programa social coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Especiais, vinculada à Casa Civil que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida da população na capital do Estado, de acordo com o governo. O próximo bairro a recebê-lo será o Monte das Oliveiras, na Zona Norte, no mês de março.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.