Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
Manaus

Ponta Negra: Reforço no transporte

Prefeitura aumentou oferta de ônibus para banhistas que forem ao balneário



1.jpg Além do transporte, segurança dos banhistas também foi reforçada com bombeiros
14/04/2013 às 11:28

A população que for ao complexo de lazer Ponta Negra, na Zona Oeste, neste domingo, contará com um reforço de 30% no transporte coletivo para facilitar o deslocamento ao balneário. A medida faz parte do conjunto de ações que visa garantir a segurança e comodidade da população que pretende conferir o primeiro domingo de funcionamento da praia depois da interdição, que durou mais de cinco meses.

O porcentual significa que será oferecido um total de 60 ônibus durante todo o dia na Ponta Negra. Os coletivos começam a operar a partir das 5h e vão até a meia-noite. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), as linhas que estão disponíveis são: 120 (Ponta Negra/Centro), 678 (T4/T5/Ponta Negra) que atenderá a população das Zonas Norte e Leste, respectivamente, além da 542 (Ouro Verde/ T2 / Ponta Negra) e 450 (T3/Ponta Negra).



Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) também estarão no local para organizar o fluxo na avenida Coronel Teixeira, até o balneário. Ao todo, 12 “marronzinhos” foram destacados pelo Manaustrans para atuar nas adjacências do balneário em cada turno.

Durante o dia, a “Faixa Liberada”, que se tornou tradição para a prática de esportes e lazer na Ponta Negra, não será alterada. A faixa no lado esquerdo da avenida, no sentido Centro/Ponta Negra, permanecerá liberada das 7h até as 16h. A “Faixa Liberada” é um projeto da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej) que recebe aproximadamente mil pessoas a cada domingo. O trecho interditado para veículos fica entre o chafariz da Ponta Negra (rotatória) e o primeiro retorno na frente do condomínio Jardim das Américas.

A praia foi reaberta na última quinta-feira, mas o número de visitantes foi baixo. No entanto, neste domingo, o balanço deve apontar um número maior. Na penúltima vez que a praia foi reaberta, em outubro de 2012, antes de ser interditada novamente, em novembro, a prefeitura registrou um público de 15 mil pessoas no primeiro final de semana.

Regras de uso da praia da Ponta Negra

  • A praia perene estará aberta para banho só até as 17h, mesmo horário que o local terá salva-vidas, bombeiros e equipes de atendimento à saúde.
  • Levar comida para a praia está proibido para evitar a contaminação da areia.
  • Pais e responsáveis devem redobrar a vigilância sobre crianças. Elas não devem entrar na água sozinhas.
  • Adultos, jovens e crianças estão proibidos de levar garrafas e outros objetos de vidro que podem quebrar e representar risco.
  • Os banhistas estão proibidos de levar animais para a praia para evitar a proliferação de doenças e micoses.
  • Todos devem estar atentos às placas de advertência, às condições da água e aos limites das bóias.Guardas municipais, PMs e bombeiros estarão de prontidão na praia. Em caso de dúvida, eles devem ser procurados.
  • Ao todo, 40 homens do Corpo de Bombeiros estarão na praia no domingo. A Polícia Militar destacou 20 policiais para fazer a segurança no calçadão e na praia.
  • Dúvidas, reclamações ou sugestões devem ser feitas para o Implurb, por meio do Disque-Ordem 161.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.