Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
pontes.JPG
publicidade
publicidade

INFRAESTRUTURA

Sem manutenção, pontes se tornam uma arriscada necessidade em Manaus

No último sábado, o grande volume de água causou obstrução de passagem e o deslizamento do guarda-corpo da ponte que liga etapas do conjunto Jardim de Versalles


05/04/2017 às 05:00

As chuvas e a falta de manutenção trazem uma preocupação a mais para os moradores de Manaus que dependem de pontes sobre igarapés para se deslocar de uma região para outra. No último sábado, o grande volume de água causou obstrução de passagem e o deslizamento do guarda-corpo da ponte que liga etapas do conjunto Jardim de Versalles, no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste. Ontem, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciou as obras de recuperação da estrutura.

Os moradores do conjunto afirmam que não é de hoje que a estrutura da ponte é comprometida. E os serviços de recuperação resolvem temporariamente o problema. “Qualquer dia desses vamos ficar sem essa ponte. Há muitas erosões. A situação sempre foi preocupante porque antes da ponte há o encontro de dois igarapés, um que vem do Campos Elíseos e outro da Redenção, o que aumenta a vazão de água, e não há estrutura para suportar”, explicou o empresário Antônio Nonato da Costa, 53.

No bairro Novo Aleixo, Zona Norte, na área destinada ao Corredor do Mindu, a falta de manutenção numa das pontes coloca em perigo quem utiliza a estrutura, que é de ferro, mas tem o piso de madeira e, em algumas partes, muito danificado. “A gente não tem onde se equilibrar e o piso está cheio de buraco. Temos que passar com muito cuidado, principalmente com crianças”, afirmou a guardete Regina Souza, 43, que todos os dias passa pelo local quando vai levar e buscar o filho na escola. 

Prevenção

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf)  informou que trabalha de forma preventiva na manutenção de várias pontes. Uma das ações da pasta para amenizar o problema enfrentado são as dragagens  de igarapés, que somente neste primeiro trimestre ocorreram em 15 canais da cidade, situados em bairros das zonas Centro-Sul, Oeste, Norte e Leste. 

publicidade

No bairro Novo Aleixo, na área destinada ao Corredor do Mindu, a Seminf informou que, de acordo com o projeto, em toda sua extensão serão construídas três novas áreas de acesso a pedestres e todas as demais já existentes no local serão reformadas conforme a necessidade existente. 

Quanto às obras na ponte do conjunto Jardim de Versalles, a pasta não informou os serviços que estão sendo feitos no local e nem quando serão concluídos pelas equipes.

Dragagens de igarapés

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) as dragagens  de igarapés, um dos trabalhos executados pela pasta para amenizar o problema, é uma forma eficaz de evitar o assoreamento dos rios e, com isso, a deteriorização das pontes.

Obras de reforma

 Ainda neste primeiro trimestre, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que atuou na reconstrução de pontes da rua Evadin, no bairro Nova Vitória, Zona Leste, onde uma ponte de 25 metros foi construída para melhorar o acesso dos moradores da área. Também no bairro Nova Esperança, na Zona Oeste, a prefeitura reformou uma ponte em concreto armado, localizada na rua Alameda da Paz.

Em fevereiro deste ano, o principal acesso entre o conjunto Atílio Andreazza e a rua Solimões, no bairro Japiim, Zona Sul, a ponte da rua Manaus 2000, foi também  totalmente reconstruída, conforme a Seminf.

“Nesta semana, nossas equipes estão trabalhando na reconstrução de pontes nas ruas Amazonas, Acre e L, na comunidade Raio de Sol; no bairro Nova Cidade; na rua 3 da comunidade Arthur Virgílio, no bairro Jorge Teixeira IV; e na rua Sucupira, no bairro Nossa Senhora das Graças”, informou em nota.

publicidade
publicidade
Paulo Guedes diz que Brasil não pode pagar pela Zona Franca de Manaus
Casas estão com estrutura sob risco após tubulação estourar com forte temporal
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.