Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
feriados.jpg
publicidade
publicidade

Folga

População manauara comemora feriados prolongados no calendário de abril

Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalho vão emendar folgas com finais de semana. Viagens para o interior e descanso em casa estão entre os planos para os amazonenses para os próximos dias


03/04/2017 às 08:41

Os manauenses estão contando os dias para a chegada dos feriados prolongados deste mês. Serão três feriados seguidos: Páscoa (14), Tiradentes (21) e Dia do Trabalho (1º), que se emendam a fins de semana fazendo a alegria de quem quer aproveitar a folga do estudo e trabalho. Para a maioria, com tantas folgas assim, não dá para deixar passar em branco. Viajar para outra cidade com amigos e ir para sítios com a família estão entre os principais planos para os feriadões.

A nutricionista Jamile Lobo, 28, tem programas planejados para as duas primeiras datas comemorativas do mês. No feriado da Sexta-feira Santa, ela viajará com amigos para Presidente Figueiredo, e no de Tiradentes, ela seguirá com eles para Goiás para aproveitar a folga na Chapada dos Veadeiros. “Nas duas ocasiões, vamos na sexta e voltamos no domingo. Estas viagens foram planejadas logo que soubemos dos feriados prolongados de 2017”, contou.

A funcionária pública Maria Luiza, 70, também não pretende ficar em casa durante as folgas esticadas. Vai curtir os feriadões com a família em um sítio na rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). “Vou ficar com meus filhos. Eles sempre me levam para passar os feriados prolongados no sítio. É bom porque conseguimos realmente aproveitar para descansar. Ao contrário de ficar na cidade”, afirmou, destacando que o trabalhador agradece as folgas consecutivas em abril.

Mas há aqueles que preferem ficar em casa, como é o caso da funcionária pública Alegrina Queiroz, 58. “Consigo descansar melhor em casa. Se eu for para algum lugar quando voltar ao trabalho estarei mais cansada. Por isso não vou a lugar algum”, relatou. Ao contrário do aposentado Zildo Ares, 74, que vai passar os feriados em casa por motivos financeiros, conforme ele. “Quando chegar o feriadão não terei mais dinheiro, vou estar liso”, brincou.

A crise econômica e o desemprego também obrigarão muitos manauenses a ficar na cidade durante os três feriadões deste mês. Sem emprego formal há dois anos, o técnico em eletrônica Hamilton Dias Noronha, 47, disse que não tem motivos para curtir as folgas. “A situação não é uma das melhores. Quase todo mundo está desempregado lá em casa. Não temos como viajar sem dinheiro. Agradecemos o apoio que a nossa família tem nos dado”, afirmou.

Empresas aguardam pelas datas

Os feriados prolongados podem não ser tão bons para os setores da indústria e do comércio, que alegam prejuízos por manter as portas fechadas, mas para o ramo de turismo e lazer as expectativas são as melhores possíveis.

A Amazon Explorers espera “casa cheia” nos passeios turísticos, conforme o diretor da agência, Iralcy Barros.

O carro-chefe da agência é o “Safari Amazônico”, passeio pelo rio Negro que inclui interação com botos, visita a tribos indígenas e ao Encontro das Águas. Para os feriados, serão disponibilizados três barcos com capacidade para 50 passageiros cada. “É um passeio um dia inteiro, mas a pessoa pode fazer parte dele pela manhã ou à tarde”.

Além deste, a Amazon Explorers também oferece passeios para as cachoeiras de Presidente Figueiredo e city tour pelo Centro Histórico de Manaus. O preço dos roteiros gira de R$ 180 a 215 por pessoa e pode ser parcelado em até três vezes nos cartões. “Se a pessoa tiver outro tipo de excursão em mente pode nos procurar que organizamos conforme sua demanda”, ressaltou Barros.

Nas agências de viagens, a demanda para os feriados prolongados de abril está meio tímida. “A procura não está como nos outros anos. Pelo contrário, tem caído ano a ano e 2017 ainda superou as expectativas. Mas a tendência é que os feriados do segundo semestre sejam melhores”, disse o gerente da Smart Fly Turismo, Felipe Martinelli.

Começa com Paixão de Cristo

Há muito tempo não havia um mês com tantos feriados prolongados como será agora em abril. As folgas consecutivas começam no dia 14, quando se celebra a Paixão de Cristo; uma semana depois, dia 21, o calendário nacional traz o feriado de Tiradentes, e o sábado e o domingo seguintes se ligam à segunda-feira em que se comemora o Dia do Trabalho (1).

publicidade
publicidade
Igreja Chama Church realiza Espetáculo Páscoa neste domingo (21)
Celebrações religiosas marcam Sexta-feira da Paixão na Catedral de Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.