Publicidade
Manaus
Lixo

População recebe orientações sobre os cuidados com o lixo doméstico

No total, 40 trabalhadores serão divididos em grupos para ampliar o alcance do serviço, que é desenvolvido porta a porta, baseado em articulação direta com a população 18/07/2016 às 12:25
Show hh
Paralelamente ao trabalho das equipes de sensibilização, os Garis da Alegria - grupo lúdico da Semulsp - atuam em outra frente do mesmo trabalho (Fotos: D’ castro)
acritica.com

O trabalho de conscientização sobre os cuidados com o lixo e a importância da coleta seletiva, realizado permanentemente pela Prefeitura de Manaus, percorrerá oito bairros ao longo desta semana. No total, 40 trabalhadores serão divididos em grupos para ampliar o alcance do serviço, que é desenvolvido porta a porta, baseado em articulação direta com a população.

Os locais de difícil acesso para as equipes da limpeza pública, como becos e rip-raps, recebem atenção especial. “A ideia é aproximar a população do poder público, levando informações importantes sobre os serviços e ouvindo sobre as dificuldades diárias dos moradores”, explicou Laurimar Costa, coordenador da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp).

Nesta segunda-feira (18), o serviço recomeça na avenida Presidente Kennedy, bairro Santa Luzia, zona Oeste, e na rua Flamengo, na Cidade de Deus, zona Leste. Durante a semana também serão beneficiados os bairros Petrópolis, Japiim e Educandos, na zona Sul; São Francisco, zona Centro-Sul; Cidade de Deus, zona Leste; e Nova Cidade, na zona Norte.

No trabalho de conscientização porta a porta, as equipes informam os horários de passagem dos coletores no local e reforçam a importância de o morador dispor corretamente o seu lixo em locais apropriados. “As pessoas não sabem, mas só de colocar o lixo para fora em um horário próximo da passagem do coletor, já contribui para a limpeza da cidade toda, inclusive dos igarapés”, afirmou Laurimar Costa.

 Segundo o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Farias, grande parte do lixo que vai parar nos igarapés todos os dias são originários dos resíduos domésticos que se espalham nas ruas. “Todos os resíduos jogados nas ruas ou mexidos pelos animais, uma hora ou outra, vão parar nos igarapés. Seja pela chuva ou pelos ventos, mas o destino é o leito do rio”, alertou.

 Garis da Alegria

Paralelamente ao trabalho das equipes de sensibilização, os Garis da Alegria - grupo lúdico da Semulsp - atuam em outra frente do mesmo trabalho. Utilizando técnicas de teatro, humor e música, o grupo leva informações e mensagem sobre deveres do cidadão quanto ao lixo e respeito ao meio ambiente. “Levamos uma mensagem de otimismo à população. De que a vida melhora muito quando cuidamos melhor de nossa casa e nosso meio ambiente. Falamos também sobre nossas obrigações como cidadãos”, explicou Alan Nascimento, o Gari Cantor, que faz parte do grupo.

 Esta semana, os Garis da Alegria cumprem programação na empresa Knauf – Isopor da Amazônia, localizada no Polo Industrial de Manaus (PIM); Prosamim da Colônia Oliveira Machado; Parque do Mindu, Parque 10; Escola Amélia Bittencourt Cardinale, na Compensa II e Escola Santa Luzia, Centro.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade