Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
WhatsApp_Image_2018-12-16_at_19.48.12_DF96E84F-5532-4190-AF81-3889FDA62E16.jpeg
publicidade
publicidade

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

População retira lixo de nascente do rio Tarumã-Açu e lateral de estrada em Manaus

Entre lixo doméstico, entulhos, pneus de diversos tamanhos, mala, bastante plástico e até uma geladeira, foram retiradas duas caçambas cheias de dejetos


16/12/2018 às 20:47

Ameaça de poluição a uma das nascentes do rio Tarumã-Açu e o acúmulo de lixo nas laterais da estrada Frederico Baird, que dá acesso à Marina Tauá, no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, fizeram com que uma moradora mobilizasse ação, nesse sábado (15), para recolhimento do material descartado de forma irregular no local.

Entre lixo doméstico, entulhos, pneus de diversos tamanhos, mala, bastante plástico e até uma geladeira, foram retiradas duas caçambas cheias de dejetos. De acordo com a responsável pela ação, a empresária Mônica Melchior, 58, parte dos detritos são descartados no local por condomínios particulares localizados naquela região, que é Área de Proteção Ambiental (APA).

“A situação é grave. Estamos em contato com a natureza, mas vivemos como porcos em meio a essa imundície que está escondida na floresta. Todos os condomínios possuem lixeiras com coletas regulares, não há porque agirem desta forma”, diz Mônica.

A empresária afirma que vive na área há três décadas no bairro Tarumã e presencia costumeiramente crimes ambientais. Há cerca de um mês ela providenciou uma limpeza em um perímetro de três quilômetros na estrada, passando em frente à própria casa, e na ocasião coletou uma caçamba cheia de lixo.

Ela enfatiza que os vizinhos devem fiscalizar o destino final dos detritos tirados dos condomínios, pois estão sendo descartados ali. Caso isso não aconteça, outras medidas serão tomadas para brecar a poluição do ambiente. “Vamos monitorar com câmeras e serão multados aqueles que persistirem nesta conduta”, afirma.

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) foram acionados para recolherem o lixo e providenciarem ações mais efetivas.

publicidade
publicidade
Incêndio atinge UBS no Zumbi 2 e atendimento está suspenso nesta segunda (22)
População de Manaus aumentou em 1,6 milhão após criação da Zona Franca
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.