Portões são fechados e candidatos do Enem ‘invadem’ locais das provas em Manaus
A abertura dos locais do exame aconteceu às 10h deste sábado em toda a capital e, exatamente às 11h, foram fechados para a prova ter início. Cerca de 180 mil estudantes farão o exame, que dá acesso ao ensino superior gratuito no Amazonas

Sinal verde para mais uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Manaus. Os portões das escolas onde será realizado o teste abriram às 10h e foram fechados pontualmente uma hora depois, neste sábado (8) e os candidatos a uma vaga na faculdade já se posicionam para o início das provas. Cerca de 180 mil estudantes são esperados nos postos onde ocorrerá a teste. Até o momento, o clima foi de tranquilidade na chegada dos estudantes, mas atrasos são esperados.
Com os portões ainda abertos, a chegada dos alunos para o Enem foi calma nas escolas onde o exame será realizado. Apesar da imensa quantidade de estudantes nos locais das provas, o clima transcorreu de forma ordeira e os candidatos aguardam apenas o sinal dos orientadores para iniciar o teste dentro das salas de aula - na tentativa de acesso ao ensino superior nas faculdades públicas do Estado.
Orientações
Os locais de prova do Enem 2014 ficarão abertos de meio dia às 13h, em todo o Brasil, seguindo o horário oficial de Brasília, portanto, em Manaus, os portões serão abertos às 10h e fechados às 11h. Nos dois dias de realização do exame será obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto.
O participante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. No domingo, serão aplicadas questões das áreas de Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. No segundo dia também haverá a aplicação da redação.
Opções
Com o resultado do Enem 2014, que será divulgado no fim de dezembro ou início de janeiro, os participantes terão a oportunidade de escolher onde usar a nota: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e Ciência sem Fronteiras.