Publicidade
Manaus
OPERAÇÃO

Postos de combustíveis em Manaus são alvo de fiscalização do Ipem contra fraudes

Feita em parceria com Ipem de São Paulo, a operação fiscaliza bombas e procura identificar possíveis fraudes em placas eletrônicas dos postos 18/12/2017 às 12:16
Show 40584812 1a91 4c29 8c76 597e35bb9ed5
Foto: Winnetou Almeida
Álik Menezes Manaus (AM)

Postos de combustíveis da capital amazonense estão passando por uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) na manhã desta segunda-feira (18). A operação “Fraude Eletrônica”, em parceria com Ipem de São Paulo, fiscaliza bombas de combustíveis e procura identificar possíveis fraudes em placas eletrônicas dos postos.

Durante a ação, os fiscais inspecionam os equipamentos usados nos postos como bombas e as medidas de volume de 20 litros. Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, entre 15 e 20 postos da capital devem ser fiscalizados. A operação continua nesta terça-feira (19).

Conforme Brito, o Amazonas é o primeiro estado na região Norte a receber esse tipo de fiscalização. Na prática, a fraude, que já foi flagrada em Estados como Rio de Janeiro e São Paulo, acontece quando um dispositivo é acionado e a quantidade de gasolina que entra no tanque do cliente é reduzida. Geralmente um chip é instalado na bomba e pode ser acionado de qualquer outro local.

A ação conta com apoio do Ipem de São Paulo. Os técnicos também estão dando treinamento aos servidores do Amazonas para que esse tipo de fiscalização seja rotina no Estado.

Publicidade
Publicidade