O posto de bandeira BR, localizado na Bola da Suframa, foi o primeiro local vistoriado pela equipe de fiscalização. O posto apresentou irregularidades em uma das bombas de gasolina
(Bombas de postos foram verificadas durante fiscalização do Ipem)
Uma fiscalização fiscalização em postos de combustíveis da cidade está sendo realizada na manhã desta quarta-feira (3) pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). O objetivo é verificar irregularidades nas bombas de combustível, além da segurança, proteção ambiental e qualidade da gasolina comercializada nestes estabelecimentos comerciais.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem, Márcio André, as bombas de combustível serão analisadas segundo os critérios estabelecidos pela portaria de nº 23/1985 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece que o consumidor leve a quantidade correta de combustível adquirida.
O posto de bandeira BR, localizado na Bola da Suframa na Zona Centro-Sul, foi o primeiro local vistoriado pela equipe de fiscalização. O posto apresentou irregularidades em uma das bombas de gasolina, a mesma registrava um valor diferente, inferior da quantidade repassada ao consumidor.
“Durante a fiscalização neste primeiro posto conseguimos verificar que uma das bombas estava subtraindo o combustível. Dos 120 ml registrados a cada 20 litros de gasolina, 20 ml iam a menos dentro dos 100 ml previstos na legislação”, declarou o diretor.
O estabelecimento recebeu um auto de infração do Ipem e tem o prazo de 10 dias para apresentar a defesa na sede do órgão. A multa pode chegar a R$ 500 mil.
O segundo posto verificado pela equipe foi o posto Mucuripe, situado a avenida Carvalho Leal esquina com a avenida Humaitá, no bairro da Cachoeirinha, na Zona Sul da cidade. Neste posto, a equipe retirou uma mostra do combustível e após análise no laboratório da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), não foram encontrados irregularidades.