Manaus

Postos de combustíveis são fiscalizados em Manaus

O posto de bandeira BR, localizado na Bola da Suframa, foi o primeiro local vistoriado pela equipe de fiscalização. O posto apresentou irregularidades em uma das bombas de gasolina

Bruna Souza
18/04/2013 às 13:11.
Atualizado em 19/03/2022 às 14:21

(Bombas de postos foram verificadas durante fiscalização do Ipem)

Uma fiscalização fiscalização em postos de combustíveis da cidade está sendo realizada na manhã desta quarta-feira (3) pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). O objetivo é verificar irregularidades nas bombas de combustível, além da segurança, proteção ambiental e qualidade da gasolina comercializada nestes estabelecimentos comerciais.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem, Márcio André, as bombas de combustível serão analisadas segundo os critérios estabelecidos pela portaria de nº 23/1985 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que estabelece que o consumidor leve a quantidade correta de combustível adquirida.

O posto de bandeira BR, localizado na Bola da Suframa na Zona Centro-Sul, foi o primeiro local vistoriado pela equipe de fiscalização. O posto apresentou irregularidades em uma das bombas de gasolina, a mesma registrava um valor diferente, inferior da quantidade repassada ao consumidor.

“Durante a fiscalização neste primeiro posto conseguimos verificar que uma das bombas estava subtraindo o combustível. Dos 120 ml registrados a cada 20 litros de gasolina, 20 ml iam a menos dentro dos 100 ml previstos na legislação”, declarou o diretor.

O estabelecimento recebeu um auto de infração do Ipem e tem o prazo de 10 dias para apresentar a defesa na sede do órgão. A multa pode chegar a R$ 500 mil.

O segundo posto verificado pela equipe foi o posto Mucuripe, situado a avenida Carvalho Leal esquina com a avenida Humaitá, no bairro da Cachoeirinha, na Zona Sul da cidade. Neste posto, a equipe retirou uma mostra do combustível e após análise no laboratório da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), não foram encontrados irregularidades.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por