Publicidade
Manaus
Manaus

Potência e requinte: Volvo V40 estreia novos motores e versões

Os novos motores de quatro cilindros incorporam toda a tecnologia aplicada na família de powertrains Drive-E, desenvolvida pela Volvo Cars 12/09/2015 às 10:51
Show 1
Baixo consumo de combustível e amplo pacote tecnológico estão entre as vantagens oferecidas pelo Volvo V40.
Acritica.com ---

A linha 2016 do V40, hatchback premium da Volvo Cars, chega ao Brasil em duas novas versões: a Kinetic e a Momentum. Elas estreiam as inéditas e eficientes motorizações Drive-E T3, 1.5 turbo com 152 cavalos (cv) e T4, 2.0 turbo com 190 cv. A primeira versão (V40 T3 Kinetic) terá preço tabelado em R$ 99.950, com uma condição diferenciada de faturamento, direto da importadora.

Os novos motores de quatro cilindros incorporam toda a tecnologia aplicada na família de powertrains Drive-E, desenvolvida pela Volvo Cars, e substituem a antiga motorização de cinco cilindros da gama V40. “São motores que adotam as mais modernas soluções para redução de emissões e aumento de eficiência energética”, explica o gerente de produto da Volvo Cars, André Bassetto.

O motor mantém o diâmetro original de 82 mm dos pistões com curso de virabrequim reduzido de 93,2 mm para 70,9 mm. O resultado é um eficiente 1.5 turbo, com injeção direta e 152 cv, que entrega baixo consumo de combustível, associado a um bom desempenho.

Aversão Momentum, por sua vez, traz o novo motor T4 Drive-E, um 2.0 turbo de quatro cilindros com 190 cv. Equipado com a transmissão automática Geartronic de seis velocidades, o hatchback acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos.

Mais eficiência

As motorizações T3 e T4 trazem outras tecnologias para aumento da eficiência: sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito, e função Eco+, que economiza até 5% de combustível, quando acionada.

A função Eco+ monitora o desempenho do veículo em diversas situações e atua de forma a otimizar o consumo: quando acionado, aprimora a ação do sistema Start-Stop, desligando o motor antes da parada total do carro (em velocidades abaixo de 7 km/h); desacopla a transmissão em velocidades acima de 65 km/h para melhor aproveitamento da energia cinética em descidas e em momentos de velocidade constante. Essa função ainda monitora e ajusta a rotação nas trocas de marcha e a atuação do acelerador para oferecer sempre eficiência em consumo do combustível.

Duas opções para o cliente

O Volvo V40 Kinetic traz rodas de 17 polegadas, bancos revestidos de couro, ar condicionado digital de duas zonas e o sistema Sensus Connect, que permite encontrar música e informações de qualquer lugar do mundo, de forma integrada ao automóvel. O sistema de áudio traz reprodutor de DVD e tela de sete polegadas integrada ao painel.

A versão Momentum, externamente, difere pela adoção de rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento em cinza, faróis direcionais de xenon e pelo acabamento em alumínio na moldura dos vidros.

Agrega sistema Keyless, para partida sem a necessidade de inserir a chave no painel, sensores de estacionamento e de chuva, além de paddle shifters para trocas de marcha no volante. O quadro de instrumentos é digital de oito polegadas, enquanto o banco do motorista ganha regulagens elétricas e memória.

Publicidade
Publicidade