Publicidade
Manaus
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

'Prato Cidadão' da Zona Leste é reinaugurado e beneficia população em vulnerabilidade

O restaurante popular Prato Cidadão fica localizado na rua Nova Esperança, nº 340, no bairro Jorge Teixeira 05/09/2018 às 03:09 - Atualizado em 06/09/2018 às 09:43
Show prato 2 66d3a178 ed52 4e08 a0c0 1a79e81fdf16
Foto: Gilson Mello/freelancer
Priscilas Rosas Manaus (AM)

A Zona Leste de Manaus foi contemplada com um novo serviço.  Isso porque a Secretaria de Assistência Social (Seas) e em parceria com a fábrica Yamaha Motors da Amazônia, reinaugurou ontem (4) o restaurante popular Prato Cidadão, na rua Nova Esperança, nº 340, ao lado da Escola Estadual Vasco Vasquez, bairro Jorge Teixeira.

O restaurante foi batizado de “Prato Cidadão José Azevedo”, em homenagem ao empresário amazonense  José dos Santos da Silva Azevedo, que faleceu em junho deste ano, aos 84 anos, em São Paulo, vítima de embolia pulmonar. Ele era fundador do Grupo TV Lar e responsável por trazer a Yamaha para o Estado.

Segundo o filho dele, Antonio Azevedo, Presidente do Grupo Tv Lar e Diretor da Yamaha da Amazônia, o principal lema de Azevedo era “quem não vive para servir, não serve para viver” e foi pensando assim que ele contribuiu,  trazendo benefícios diretos e indiretos que renderam frutos para a cidade. “Ele foi um grande incentivador do empreendedorismo, não só em Manaus quanto no interior. Essa homenagem é um reconhecimento por todo esse trabalho que ele fez”, comentou.

A coordenadora do Projeto Garantia a Alimentação Adequada, Marília Ribeiro, destacou a importância do empresário para Manaus. “Era um homem batalhador que sempre se preocupou com o povo e hoje, para nós, é de suma importância”, falou.

Segurança alimentar

Para o secretário executivo da Seas, Felipe Abraim, o Prato Cidadão proporciona um serviço de segurança alimentar.  “A alimentação é a base de tudo. Sem ela, nós não somos nada”, ressaltou. O aposentado Manoel Lazano, 77, é cliente do Prato Cidadão e foi um dos primeiros a saborear a comida do local ontem. “Sou sozinho, não tenho disposição para fazer comida. É muito importante porque muita gente precisa almoçar”, disse.

Qualquer pessoa poderá utilizar o serviço desde que preencha um cadastro no local informando o número da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência, das 8h às 10h. O restaurante vai abrir  somente para o almoço, de 11h até as 15h, de segunda a sexta-feira, e as fichas que dão direito à refeição podem ser adquiridas a partir de 8h30.

Outros serviços  disponíveis nos bairros

Em Manaus, existem mais três restaurantes desse tipo localizados no Centro,  no Novo Israel, Zona Norte, e na Compensa, Zona Oeste, em áreas  consideradas de grande circulação de pessoas.   São esperados a inauguração de pelo menos mais três restaurantes: um na Zona Centro-Oeste, outro na Zona Norte e mais um na Zona Leste. O Prato Cidadão faz parte do Projeto Garantia a Alimentação Adequada, da Seas,  e existe desde 2006. Ele depende de parceria público-privada.

Outro serviço oferecido pela Seas é o SOS Sopão localizados nos bairros Alfredo Nascimento, Rio Piorini e Parque São Pedro. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sábado, de 12h até as 15h. Devido ao feriado, eles irão funcionar somente sábado e voltam  na segunda.

Publicidade
Publicidade