Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
ANIVERSÁRIO

Prato Cidadão do Novo Israel comemora 15 anos e mais de 1,5 milhão de refeições servidas

O restaurante popular cobra apenas 1 real por refeição. A festa teve direito a bolo de aniversário, almoço especial e apresentação musical



PratoCidad_o_1_CC068825-399A-4E42-9A29-B042B888D878.jpeg Foto: Divulgação
26/07/2019 às 18:52

O Restaurante Popular Prato Cidadão do bairro Novo Israel, na Zona Norte de Manaus, comemora 15 anos nesta sexta-feira (26), com a marca de mais de 1 milhão e 754 mil refeições servidas ao longo desse tempo. A festa teve direito a bolo de aniversário, almoço especial e apresentação dos cantores Ketlen Nascimento e Lucevilson Souza.

O Prato Cidadão Novo Israel é um equipamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistencial Social, gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas),  com a  iniciativa privada, com o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional para as pessoas em situação de vulnerabilidade.



O restaurante popular é resultado do Projeto de Direito Humano à Alimentação Adequada, do Governo Federal.

O cardápio é elaborado por nutricionistas, que seguem todo um processo de análise para fornecer uma refeição com os nutrientes necessários a alimentação humana.

Para a gerente de Segurança Alimentar da Seas, Kaliny Alves, o restaurante é a forma de garantir um direito protegido pela Constituição: “Estamos comemorando o direito das pessoas a uma alimentação adequada, segura, amparada por vários profissionais que se comprometem em promover a segurança alimentar. Esse é um momento de grande alegria”.

As senhas para ter acesso às refeições, fornecidas ao preço de R$ 1,00, começam a ser vendidas às 8h, com prioridade para os aposentados e portadores de necessidades. Às 11h começa o horário do almoço, que se estende até as 13h.

Vitória

O gerente do Restaurante Popular, Daniel Chaparro, destaca que há pessoas que há oito anos se alimentam no restaurante e que “conseguem se manter e garantir uma boa alimentação aos seus filhos, por meio do Prato Cidadão”. “Elas representam a vitória do projeto”, afirma.

Um desses exemplos é o aposentado Gonçalo Farias, 64, que elogia a qualidade da comida e destaca que o Prato Cidadão é muito importante para a comunidade. “É uma felicidade ter essa alimentação, esse restaurante é muito importante aqui no bairro porque muita gente precisa, tem carência de uma boa alimentação. Eu frequento aqui há uns cinco anos e sou muito grato”, pontuou.

A coordenadora do restaurante, Darcy Valério, comemora os bons resultados, destacando que 44.425 pessoas foram registradas no cadastro do programa até o mês de junho, e assinala as parcerias pelo sucesso do programa. “O empenho do governador Wilson Lima junto aos parceiros desse projeto está permitindo que o objetivo de promover a segurança alimentar seja alcançado”.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.