Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
Campanha em Manaus não será prorrogada
publicidade
publicidade

Campanha gripe

Prazo de Campanha contra a gripe não será prorrogado em Manaus

De acordo com informações do Secretário da Semsa, Evandro Melo, a meta da vacinação em Manaus deve ser alcançada dentro do prazo estabelecido


25/04/2013 às 12:28

Apesar do Ministério da Saúde ter recomendado a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) até o dia 10 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai encerrar as ações de imunização nesta sexta-feira, dia 26, já que a meta da vacinação em Manaus deve ser alcançada dentro do prazo estabelecido inicialmente.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Evandro Melo, a recomendação do Ministério da Saúde foi feita em decorrência da baixa cobertura de vacinação registrada em alguns municípios. A meta nacional da campanha, iniciada no dia 15 de abril, é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, definido em 31,3 milhões de pessoas em todo o Brasil, mas até agora a média nacional de cobertura de vacinação está registrada em cerca de 40%.

“O município de Manaus já atingiu a cobertura vacinal de 76% do público-alvo da campanha, com 186.618 pessoas imunizadas contra a gripe, ou seja, até amanhã, dia 26, a meta de vacinar 80% do total de 245 mil pessoas em Manaus deverá ser alcançada”, explicou Evandro Melo.

Devem se vacinar idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além das pessoas que têm doenças crônicas do pulmão, coração, fígado, rim, diabetes, imunossupressão e transplantados.

A Semsa já atingiu a meta de vacinação de alguns grupos prioritários, como é o caso das puérperas (102,35%), idosos (82,96%) e trabalhadores de saúde (83,93%), sendo que as equipes de vacinação estarão intensificando as ações junto às crianças e gestantes, que ainda estão abaixo da meta do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

publicidade

As pessoas que estão dentro do público-alvo da campanha devem procurar os estabelecimentos de saúde (Unidades Básicas, Unidades Básicas de Saúde da Família, Policlínicas e Unidades Ambulatoriais) ou postos volantes instalados em locais de grande circulação de pessoas, supermercados, shoppings, igrejas e Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

A Semsa também disponibilizou quatro telefones para que as pessoas possam solicitar a presença das equipes volantes em condomínios e hospitais particulares da cidade. O agendamento pode ser marcado fora do horário comercial, mesmo depois das 18h00.

Telefones: zona Oeste - 3654-5508 / zona Sul - 3637-6947 / zona Leste - 3681-6705 / zona Norte - 3581-3499.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação da Semnsa


publicidade
publicidade
Detran e Seinfra irão sinalizar rodovias estaduais no Amazonas
Música clássica inspira exposições fotográficas em cartaz na capital
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.