Prazo para construção de alça viária em avenida da Zona Sul de Manaus encerrou sem a obra estar pronta
Prefeitura anunciou, em abril, que mudanças na Rodrigo Otávio Jordão Ramos ficariam prontas no dia 4 deste mês

O prazo de 90 dias para a construção de uma alça viária que iria facilitar o acesso de veículos ao Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e diminuir a retenção na avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, no Aleixo, Zona Centro-Sul, encerrou-se no último dia 4, mas até agora a obra, prometida em coletiva pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), não saiu da fase de projeto.
Com a construção da obra de convergência viária, os motoristas que se deslocarem pela avenida General Rodrigo Otávio no sentido Coroado/Japiim terão acesso livre à direita, em duas faixas sem semáforo enquanto. Os motoristas que forem entrar no campus permanecerão na parte central da via usando duas faixas da avenida, à esquerda. O acesso seria controlado por semáforo.
Outra mudança prevista quando o retorno for construído será a proibição de fazer a conversão à esquerda, atravessando as duas pistas da avenida, quando os motoristas vierem no sentido bairro/Japiim. Com a obra, os motoristas terão que virar à direita e fazer a rotatória no Complexo Gilberto Mestrinho (Coroado) para retomar a avenida General Rodrigo Otávio e seguir para o bairro. No plano proposto pelo Manaustrans não há previsão de modificações no sentido inverso, Japiim/Coroado.
No início da manhã, primeiro turno de estudo dos universitários da Ufam, os engarrafamentos no trânsito da avenida General Rodrigo Otávio, nos dois sentidos da via, são constantes, devido a entrada de carros para o campus universitário que se encontra com o fluxo de veículos com destino ao Distrito Industrial.
Já no horário de 17h às 19h, esse fluxo passa a receber os carros provenientes dos bairros Coroado, Aleixo e Adrianópolis. Na maioria das vezes, a demora na circulação de veículos nessa área é tanta que se reflete no trânsito das avenidas Efigênio Salles e André Araújo, causando engarrafamentos múltiplos.
De acordo com a assessoria de imprensa do Manaustrans, o órgão aguarda a execução da obra por parte da Seminf. Já a Seminf diz que “a previsão de início para essa obra é ainda na primeira quinzena deste mês”.
Universidade
O Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) concentra a maioria dos cursos da instituição e, com isso, recebe diariamente um fluxo de veículos que levam mais de 20 mil estudantes, professores e técnicos até o complexo. Esse fluxo causa retenção no trânsito em função de um anel viário que trabalha com semaforos de três tempos.