Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Prefeito

Prefeito anuncia implantação do Zona Azul e a retirada de camelôs na área central de Manaus

As declarações foram concedidas em coletiva, realizada após uma reunião ordinária com os secretários municipais


17/04/2013 às 15:23

Prefeito Artur Neto anunciou na manhã desta quarta-feira (17) que a reassinatura do contrato do BRT pode ser feita na na próxima semana. Ele prometeu também a retirada dos camelôs até o meio deste ano no Centro da cidade.

As declarações foram concedidas em coletiva, realizada após uma reunião ordinária com os secretários municipais do núcleo técnico da gestão tucana no Palácio Rio Branco. Na ocasião, foram discutidas as propostas para a revitalização do Centro Histórico de Manaus.

Para o transporte coletivo da cidade, o prefeito anunciou a construção de baias especiais nas paradas de ônibus para fazer o embarque e desembarque dos passageiros sem congestionar o trânsito das vias. Além de afirmar que o contrato para a implementação do BRT (Bus Rapid Transit) será reassinado, porém não mais para a ativação antes da Copa do Mundo em 2014. “Temos primeiro que reassinar o contrato e como o BRT foi retirado do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC da Copa, já que não foi feito nada antes, não seria feito agora uma obra que demanda mais de 24 meses para a finalização. Não teríamos tempo hábil até o início do evento contando a partir da minha gestão agora em janeiro”, relatou o prefeito.

O prazo para a reassinatura do contrato do BRT está prevista para acontecer a partir da próxima semana.

Segundo Artur, a ideia partiu da presidente Dilma Roussef e foi bem vista pelos representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, tendo em vista que se a obra não fosse concluída no prazo previsto no contrato, a representação municipal ficaria inadimplente no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Camelôs

Questionado sobre a retirada dos ambulantes do centro da cidade, Artur disse que este é um processo delicado e que depende do processo licitatório para a construção dos minisshoppings e plano intermediário que está realizado em conjunto com a Secretaria de Cultura do Amazonas.

“Já temos o verdadeiro cadastro dos camelôs atualizado, incluindo os camelôs históricos e outros que chamam de rede, que são pessoas têm mais de uma banca e que não são camelôs  de verdade na área comercial do Centro, da Matriz e na avenida Eduardo Ribeiro feito pela Secretaria responsável pela revitalização do Centro”, destacou.

Zona Azul

A gestão tucana decidiu pela implantação do sistema de estacionamento pago, o “Zona Azul”, na área central de Manaus. O prefeito anunciou que os estudos para a execução do sistema estão prontos e ainda nesta semana será feito uma reunião com o superintendente municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, apara examinar os critérios analisados. Artur reclamou do projeto antigo e disse que um novo será feito.

O tucano disse ainda que a criação de três secretarias, anunciada a avaliação sobre as ações realizadas nos 100 primeiros dias de sua gestão a frente da prefeitura, está sendo discutida pelos representantes e logo será revelada qual a melhor decisão para a gestão municipal.

Estiveram presentes na reunião, os secretários municipais de Governo (Semgov), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de finanças (Semef), de infraestrutura (Seminf), de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), extraordinária para revitalização do Centro (Semex) e de Comunicação (Semcom). Além do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Manaustrans e SMTU, Fundação Municipal de Cultura e Artes e Unidade Gestora do Projeto Copa no âmbito do município (UGM-Copa).

publicidade
publicidade
Bolsonaro e Paulo Guedes se contradizem ao falar sobre Zona Franca de Manaus
Celebrações religiosas marcam Sexta-feira da Paixão na Catedral de Manaus
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.