Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
SERVIÇO PÚBLICO

Prefeito David Almeida anuncia concurso para a Guarda Municipal

David Almeida revelou detalhes sobre a futura Secretaria de Defesa Social em entrevista ao podcast do Sim e Não. Data e quantitativo do concurso ainda não estão definidos



david_podcast_sim_e_nao_C7A82B21-AA01-426B-9DED-960C52427AC0.jpeg Foto: Gilson Melo
14/09/2021 às 11:28

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que até dezembro a guarda municipal da cidade estará armada e que, como parte de fortalecimento do efetivo, a prefeitura fará concurso público para a futura Secretaria Municipal de Defesa Social.

Comandada pelo delegado da Polícia Federal Sérgio Fontes, a estrutura da Defesa Social terá, segundo Almeida, “viaturas modernas, equipadas, corregedoria e quartel” e contará com auxílio de Policias Militares. As declarações foram dadas ao podcast do Sim e Não, gravado na manhã desta terça-feira.



CLIQUE AQUI PARA OUVIR A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

A participação dos PMs se dará por meio de convênio para pagamento do “bico legal”, sistema de compra das horas de folga dos policiais para que atuem na segurança na cidade. A estimativa é de que 150 PMs atuem nesse formato, com equipes formadas por um PM e dois guardas.

“A guarda municipal armada estará presente 24 horas em terminais e grandes logradouros como feiras e mercados. A segurança pública é atribuição do Estado mas daremos nossa  contribuição dentro daquilo que é possível”, afirmou David Almeida.

A data e a quantidade de vagas do concurso público para os guardas ainda não foram definidas. Em entrevista ao Alô Cidade, da TV A Crítica, o prefeito informou que o edital deve sair até dezembro. Hoje Manaus tem 700 servidores atuando como guardas municipais, mas para que eles portem armas é preciso serem funcionários efetivos.

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.