Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeito vistoria obras de pavimentação em quatro bairros da cidade

A inspeção aconteceu em quatro diferentes bairros e durou a noite toda 23/08/2013 às 08:17
Show 1
A vistoria iniciou na Rua Marciano Armond, antiga rua Belém, zona centro-sul, por volta das 20
acritica.com Manaus, AM

O Prefeito Arthur Virgílio Neto vistoriou na noite de quinta-feira (22), obras de pavimentação e de implantação de um sistema de iluminação pública mais moderno na cidade. Os trabalhos são coordenados pela a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), que intensificou o serviço durante o verão. A inspeção aconteceu em quatro diferentes bairros e durou a noite inteira.

A vistoria iniciou na Rua Marciano Armond, antiga rua Belém, zona centro-sul, por volta das 20h. Primeiro a Prefeitura retirou todo asfalto antigo que já foi aplicado na via, utilizando máquinas pesadas. A técnica é chamada de fresagem e retira todas as ondulações deixadas pela má qualidade do asfalto aplicado anteriormente em operações  de tapa-buraco. Em seguida é aplicada uma nova camada de asfalto de qualidade superior a àquela que Manaus adotada em outras administrações.

O material usado hoje é o chamado concreto-asfáltico, à base de brita, que tem mais tempo de vida útil e oferece maior conforto para a população. Em anos anteriores, a Prefeitura trabalhava com o areia-asfalto, que tinha qualidade inferior porque ao invés de pedaços de pedras, levava areia na mistura.

“O trabalho tem que ser esse para não se esburacar no próximo inverno. É muito melhor que ficar enganando ou alimentando essa indústria do tapa-buraco que arruinou a paisagem urbana de Manaus entre outros pontos. Estamos fazendo obras sérias e eu não abro mão disso”, disse Arthur Virgílio Neto.

Os moradores aprovam o trabalho da prefeitura. “Tapa-buraco é um crime. O pavimento tem prazo de validade e tem que ser trocado como está sendo feito na rua da minha casa. O que foi feito nas gestões passadas de se tapar criou umas cultura muito negativa. Esse pavimento aqui tem resistência maior pro nosso clima, pra nossa região”, disse Rosevelt  Ribeiro, morador da rua Marciano Armond.

Outras seis vias já tiveram o asfalto antigo trocado pelo mais moderno: Rua Dona Otília, no Tarumã, zona oeste; Francisco Orelhana e Domingos Jorge Velho no Dom Pedro, também na zona oeste; Curvinhos, no Fazendinha, zona norte;  Topázio, no Nova Floresta, zona leste; e Avenida Getúlio Vargas, no Centro.

“Nesse recapeamento a gente leva junto o serviço de sarjeta e meio fio. Desde o mês de junho já fizemos 11 quilômetros em vários bairros da cidade. Até dezembro a Seminf vai recuperar 33 quilômetros ”, disse o subsecretário de serviços básicos da Seminf, Antônio Peixoto.

André Araújo

Depois da Rua Belém, o Prefeito seguiu para a Avenida André Araújo, também na zona centro-sul. Nesta segunda parada, as obras estão em fase final de retirada do asfalto antigo para início da colocação do novo.

Depois, Arthur seguiu para a Avenida Getúlio Vargas no Centro, onde as obras de troca do asfalto já foram concluídas. Além de vistoriar o recapeamento, o prefeito acompanhou a instalação da nova iluminação da avenida. Com a instalação de lâmpadas mais potentes, a avenida ficará mais segura.

“Nós trocamos a iluminação de vapor de sódio de 250 para valor metálico 400. É mais segurança e mais beleza, parecido com o asfalto que foi colocado aqui”, explicou Arthur.

Portal do Japão

O Prefeito encerrou a série de vistorias no conjunto Portal do Japão, no Parque 10, zona centro sul, as 23h30. As 23 ruas do conjunto estão recebendo asfalto pela primeira vez. Antes, os moradores do conjunto enfrentavam problemas com poeira, buracos e lama.

#Com informações da Semcom

Publicidade
Publicidade