Publicidade
Manaus
maior procura

Prefeitura amplia horário de atendimento do Sine Manaus

A alteração se deu para atender ao aumento da demanda de trabalhadores que estão procurando a unidade para dar entrada no Seguro-Desemprego. 13/10/2016 às 17:51
Show 13 10 16 sine atendimento fotos assessoria  2
Sine Manaus é o único na capital que não agenda atendimento e o trabalhador tem sua necessidade atendida no mesmo dia que procura o posto (Foto: Divulgação / Semtrad)
acritica.com* Manaus (AM)

O horário de atendimento do Sine Manaus, que antes iniciava às 7h30, foi antecipado para às 6h30 e segue até às 13h, na unidade do Centro, no Edifício Garagem, na Avenida Floriano Peixoto. A mudança foi definida por tempo indeterminado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), que administra o espaço.

A alteração se deu para atender ao aumento da demanda de trabalhadores que estão procurando a unidade para dar entrada no Seguro-Desemprego. Com o fim da greve nos bancos, os trabalhadores dispensados de seus empregos estão conseguindo sacar só agora o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), procedimento inicial para formalizar o pedido do Seguro. 

“Esta semana, observamos que o número de trabalhadores que nos procuraram para formalizar o Seguro-Desemprego saiu de 80 para mais de 200, ou seja, praticamente, triplicou. Diante dessa demanda, resolvemos ampliar nosso horário de atendimento”, explicou a diretora do Sine Manaus, Margareth Cavalcante. 

Diferentemente de outros postos que também realizam a formalização do Seguro-Desemprego, o Sine Manaus é o único na capital que não agenda atendimento e o trabalhador tem sua necessidade atendida no mesmo dia que procura o posto. 

“Acredito que, por essa razão, muitos trabalhadores têm priorizado a procura pela nossa unidade, especificamente, a que fica no Centro pela localização. Mas estamos atendendo a todos que chegam ao local”, afirmou a gerente de Atendimento do Sine Manaus, Letícia Mesquita. 

A formalização do Seguro-Desemprego, também, pode ser realizada em outros postos de atendimento, como as unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), espalhados pela cidade, e na unidade do Sine Amazonas, vinculada à Secretaria Estadual do Trabalho (Setrab), na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro da capital. 

Novas regras 

Com a mudança na legislação do Seguro-Desemprego no ano passado, foram definidos novos critérios para ter acesso ao benefício. Para pedir o Seguro pela primeira vez é preciso ter trabalhado, pelo menos, 12 meses nos últimos 18 meses. Para a segunda vez, são nove meses de recebimento em um ano e isso não precisa ser consecutivo. Para a terceira e demais vezes, se houver necessidade, não houve alteração, são seis recebimentos nos últimos seis meses. 

Os documentos necessários para formalizar o benefício são: Documento de identificação; CPF; Carteira de Trabalho e Previdência Social, independente do modelo; Documento de Identificação de Inscrição no PIS/PASEP; Requerimento de Seguro-Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego; Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente homologado; e Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos.

*Com informações de assessoria

Publicidade
Publicidade