Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
joao_47317CB9-DE74-4DC9-AF29-C7FD6C0F3B2E.JPG
publicidade
publicidade

LICITAÇÃO

Prefeitura anuncia construção de passagens subterrâneas na Av. Constantino Nery

Obras vão acontecer na confluência entre a Avenida Constantino Nery e as ruas João Valério e Pará, na Zona Centro-Sul. Resultado da licitação e desapropriações foram publicados nesta quarta-feira (20)


20/03/2019 às 16:23

Foi divulgado nesta quarta-feira (20) o resultado de licitação para a construção de duas passagens subterrâneas no encontro entre a rua João Valério e Constantino Nery,assim  como também na rua Pará com a Constantino Nery. As duas obras devem ser executadas no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus.

O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM). O consórcio Manaus, constituído pelas empresas JNasser Engenharia Ltda., e a construtora SOMA Ltda, foi o vencedor do certame. O grupo será o responsável pela elaboração do projeto básico, executivo e a construção das trincheiras.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), a obra está estimada em R$ 64.382.984,90. Após o início dos serviços, a previsão é que as passagens sejam concluídas em 15 meses. O órgão informou que aguarda o fim das desapropriações na área para começar os serviços.

Para as duas obras na avenida, o DOM cita três imóveis para desapropriação a fim de utilidade pública. O primeiro fica na Avenida São Jorge, bairro São Geraldo, e possui 327m². O segundo está situado na avenida Constantino Nery e rua João Valério, com área de 360m², e o terceiro na rua Arthur Bernardes, bairro São Geraldo, com área de 534m².

Os expropriados deverão se apresentar na Procuradoria Geral do Município (PGM) no prazo de 10 dias com a documentação necessária.

Igarapé do Mindu

Outra obra também está em fase de desapropriações pela Prefeitura de Manaus na área do Tancredo Neves, Zona Leste. Conforme consta no Diário Oficial, “o imóvel desapropriado se destina à utilização da área, pelo Município de Manaus, para a execução de obra de intervenção viária do Projeto de Recuperação Ambiental, Requalificação Social e Urbanística no Igarapé do Mindu".

“Para que o projeto avance com novas frentes de obras, a Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus (UEP),  está acelerando as desapropriações das moradias ao longo de toda a área de intervenção do projeto. Ao todo, 1.500 moradias já foram desapropriadas da área que oferecia condições insalubres e mais famílias serão beneficiadas”, informou a Seminf.

O órgão explicou que, atualmente, as obras do programa estão concentradas no Parque Linear 2, que compreende o trecho da rua João Câmara até a rua Itaeté. A obra viária possui 800 metros executados e agora entrou em nova fase com a implantação das vigas metálicas que vão das cinco estruturas que serão implantadas desde a ponte do Sete 1 até a ponte Itaeté, no bairro Novo Aleixo, Zona Norte.

“Com estrutura moderna e segura, a ponte do Sete 1 possui fundação em concreto e já recebeu dez das 15 vigas metálicas que darão sustentação à nova passagem viária. Na sequência, a estrutura recebe a instalação das chapas metálicas, a pré-laje e, posteriormente, será confeccionado o tabuleiro da ponte para, por fim, aplicar o pavimento”, pontuou a Seminf.

Paralelamente, as equipes dão continuidade à execução da drenagem profunda das vias, que já receberam lastro de concreto e pedra rachão, formando o berço para o sustento da tubulação. A estrutura vai impedir o desanelamento dos tubos, garantindo a durabilidade da estrutura do pavimento.

publicidade
publicidade
Goiabeira é arrancada por funcionários de obra da Seminf e deixa família com prejuízos
Asfalto cede e pneu de ônibus fica preso em buraco de rua no Aleixo
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.