Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura comunica substituição de medicamento para hipertensão

O medicamento Enalapril apresenta menores reações adversas e facilita a adesão ao tratamento em função da redução do número de comprimidos necessários 07/02/2013 às 17:31
Show 1
Evandro Melo, secretário da Semsa
acritica.com Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa aos usuários que fazem uso continuado de medicamentos contra a hipertensão que o Captopril foi substituído pelo Enalapril. A substituição foi divulgada por Nota Técnica para todos os gerentes e médicos das unidades de saúde de Manaus.

O medicamento Enalapril apresenta menores reações adversas e facilita a adesão ao tratamento em função da redução do número de comprimidos necessários. Caso algum usuário ainda tenha em seu poder alguma receita médica com solicitação do Captopril deve procurar seu médico imediatamente para requerer a substituição.
 
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que, embora seja indicado para o mesmo problema, a dosagem do novo medicamento é diferente e por isso a troca do receituário é indispensável. “A mudança é uma recomendação do Ministério da Saúde, que alterou o elenco nacional de medicamentos utilizados na Atenção Básica”.
 
O Captopril passa a ser usado agora apenas nas unidades de atendimento emergencial para o controle de picos de hipertensão.

Com informações da assessoria.


Publicidade
Publicidade