Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura de Manaus adota neutralização de carbono utilizada em festivais mundiais

Prática sustentável, que pretende compensar as emissões de carbono gerada por grandes eventos, será testada durante as festas da ‘virada do ano’, em Manaus 19/12/2014 às 09:29
Show 1
Festa da virada do ano contará com cinco atrações nacionais, divididos em três zonas da cidade
Luana Carvalho Manaus (AM)

A neutralização de carbono, medida de compensação já utilizada em grandes festivais de música como o Rock’n Rio e SWU, será adotada nos principais eventos de Manaus. A prática sustentável vai ser testada durante as festas da “virada do ano”, realizadas em três pontos da cidade.

De acordo com o coordenador da Divisão de Planejamento e Acompanhamento de Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Lucas Ourique, o órgão já está preparando um levantamento. A secretaria irá divulgar, em até 15 de janeiro, quantas toneladas de CO² foram emitidos na atmosfera.

“Levantaremos a quantidade transportes públicos, distâncias das viagens aéreas dos artistas nacionais, verificação da energia que vai ser consumida e resíduos. Faremos os cálculos com base nisso e no público estimado. Mas, a princípio, estimamos que cerca de 3 mil mudas de árvores sejam plantadas”, adiantou Ourique.

O Réveillon da Praia do Complexo Turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste, reunirá aproximadamente 350 mil pessoas. Na avenida Itaúba, na Zona Leste, são esperadas aproximadamente 100 mil pessoas. Na Orla do Amarelinho, na Zona Sul, serão aproximadamente 35 mil.

Transporte

Aproximadamente 14 linhas, sendo 184 ônibus, estarão saindo de todas as zonas da cidade com destino à Ponta Negra. Os pontos de desembarque serão no condomínio Alphaville, para quem vem da avenida do Turismo; e nas barracas de coco para quem vem da avenida Coronel Teixeira.

De acordo com o diretor de controle de gestão do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Antônio Costa, a partir das 17h as vias do Complexo Turístico da Ponta Negra estarão interditadas. Só entra quem estiver credenciado ou for morador do local. A entrada para a Ponta Negra será pela alameda Alasca, à direita da avenida Coronel Teixeira e a saída será pelo condomínio Alphaville. O esquema é o mesmo utilizado no Fifa Fan Fest, durante a Copa do Mundo.

Cinco atrações nacionais

O Réveillon em Manaus contará com 22 atrações, entre nacionais e locais. Neste ano, o palco será montado nas areias da praia da Ponta Negra, Zona Oeste. A banda carioca Monobloco fará o show da virada. Em seguida a banda Skank sobe ao palco com o melhor do rock alternativo.

Na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste, a festa ficará por conta do cantor de MPB Elymar Santos e depois a banda de axé Guig Gueto. Na Orla do Amarelinho, Educandos, Zona Sul, a comemoração do Ano Novo será com muito samba, com o intérprete oficial do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) da Grande Rio, Nêgo da Grande Rio.

As festas irão acontecer a partir das 19h e vão até às 5h do dia 1º de janeiro, nas três zonas. A Ponta Negra receberá um show pirotécnico com duração de 15 minutos.

Publicidade
Publicidade