Terça-feira, 12 de Novembro de 2019
Manaus

Prefeitura de Manaus capacita profissionais para ampliar oferta do Teste do Pezinho em UBSs

Em 2015, meta é ampliar exame de Triagem Neonatal em 21 UBSs. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem participarão de atividades de capacitação



1.jpg Teste do Pezinho pode detectar de forma precoce seis tipos doenças nos recém-nascidos
08/02/2015 às 20:05

O exame de Triagem Neonatal, conhecido popularmente como Teste do Pezinho, é oferecido em 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal e a Prefeitura de Manaus estabeleceu a meta de ampliar o serviço com a implantação em outras 21 UBSs ainda em 2015.

Para alcançar essa meta, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) dá início à capacitação de profissionais da rede, por intermédio de curso teórico e prático previsto para a formação de 235 profissionais nos Distritos de Saúde Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural.



Na próxima terça-feira (10) enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Distrito de Saúde Norte (Disa Norte) participarão das atividades, no Centro de Convivência Armando Mendes, às 8h, localizado na rua 5, s/n, conjunto Manoa, bairro Cidade Nova.

“O Teste do Pezinho é um dos exames mais importantes na hora de detectar de forma precoce pelos menos seis tipos doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. Por isso, é essencial ampliar cada vez mais a oferta do serviço, permitindo que os pais tenham o acesso facilitado aos exames, de preferência em um local próximo da sua residência”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, disse que a atenção especial para a capacitação de profissionais para a realização do Teste do Pezinho acontece por este ser um dos vários exames a que todos os bebês devem ser submetidos logo que nascem.

“É um exame no qual o profissional de saúde colhe algumas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido e que precisa ser feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê”, destacou Ivone Amazonas.

Capacitação

O trabalho será dividido em duas etapas, com aulas teóricas e atividades práticas, inclusive nas maternidades, tendo a participação da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam). O público-alvo são enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

*Com informações da assessoria de imprensa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.