Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura de Manaus decide BRT como novo modal do sistema de transporte coletivo da cidade

Em reunião com o governador José Melo nesta sexta-feira (12), prefeito Artur Neto decidiu que vai investir no BRT como sistema de transporte mais eficiente 12/12/2014 às 19:16
Show 1
O sistema BRS começou a funcionar em Manaus em junho deste ano
acritica.com* Manaus (AM)

O prefeito de Manaus, Artur Neto, e o governador do Estado, José Melo, decidiram em reunião nesta sexta-feira (12), na sede do governo, na Compensa, zona Oeste de Manaus, que o modal de transporte coletivo mais indicado para a cidade é o BRT – Bus Rapid Transit, ônibus bi-articulados que utilizam corredores segregados e estações fechadas, como se fossem 'metrôs sobre rodas', semelhante ao que funciona na cidade de Curitiba (PR).

O sistema é diferente do que já funciona em parte da cidade, o sistema BRS (Bus Rapid Service), que consiste em faixas exclusivas para ônibus padrão, com controle de acesso dos demais veículos e pagamento dentro do coletivo.

Os esforços da administração municipal devem se concentrar em aumentar as linhas para este novo modal.

“Ele (o governador) foi muito correto e entendeu que quem deve definir o modal é a prefeitura. Concordamos que o melhor para capital é trabalharmos em conjunto e, assim, oferecermos aquilo que a população precisa: um sistema que atenda toda a cidade de maneira eficiente, sem que cada um puxe para um lado diferente”, disse o prefeito.

Outras prioridades para Manaus também foram discutidas no encontro.

A reunião entre Arthur e Melo foi realizada na sede do Governo, na Compensa, zona Oeste. Questões relacionadas à mobilidade urbana, coleta de resíduos sólidos e ações de combate à dengue e à febre chikungunya também foram debatidas.

“Conversamos bastante sobre o futuro e sobre a crise econômica que se abate sobre o Brasil. Falamos sobre como proceder com os nossos convênios e o que fazer para enfrentar as chuvas desse inverno rigoroso que se aproxima na nossa região”, ressaltou Arthur.

Outros encontros com técnicos da prefeitura e do Estado devem ocorrer nos próximos dias para a definição das prioridades do Município para 2015. Com base nesses estudos, novas parcerias serão firmadas entre os dois poderes.

Reforma administrativa

Ainda segundo Arthur, assim como o governador José Melo já confirmou, em meados de janeiro do próximo ano ele também irá anunciar uma nova reforma administrativa em sua gestão.

“Vamos enxugar despesas, não temos outra alternativa. É hora de cortar no custeio para fazer sobrar dinheiro para investimento, porque a crise econômica não será fácil. Esse é um ponto em comum em nosso modo de governar e estou muito confiante no trabalho que vamos desenvolver a partir de 2015”, destacou.


Entenda a diferença

BRS (Ônibus de Serviço Rápido) 

 - Corredor mais simples, sem segregação da via; 

 - Faixas exclusivas para ônibus, com controle de acesso dos demais veículos por câmeras;

 - Pagamento dentro do ônibus;

 - Otimização da oferta através da redução da frota de ônibus no eixo do BRS; 

 - Aumento da ocupação dos ônibus;

 - Escalonamento dos pontos de paradas;

 - Ônibus tamanho padrão.


BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) 

- Corredor completo, uma espécie de metrô sobre pneus;

 - Corredor segregado, com estações fechadas;

 - Pagamento antecipado;

- Embarque rápido;

- Serviço de alta frequência e baixa espera nas estações;

- Utilização de ônibus articulados e bi-articulados.


*Com informações da assessoria

Publicidade
Publicidade