Publicidade
Manaus
INVASÃO

Prefeitura de Manaus é multada em R$ 6 milhões por obra em área do Ibama

Fiscais do Ibama identificaram plano da Prefeitura para urbanização em ocupação ilegal de terreno próximo ao Ramal do Pau Rosa 24/08/2018 às 20:56 - Atualizado em 24/08/2018 às 21:43
Show whatsapp image 2018 08 24 at 19.13.21 52eaaf37 76e5 4c43 8493 8cfa364881c8
Foto: Divulgação
acritica.com* Manaus (AM)

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou, nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Manaus em R$ 6 milhões por urbanizar uma ocupação ilegal em área pertencente ao órgão ambiental. O território com cerca de 4 mil hectares é denominado Centro de Criação de Animais Nativos (Cecan) e fica nas proximidades do Ramal do Pau Rosa, Zona Rural da cidade.

A multa foi aplicada após agentes do Ibama visitarem a área durante a operação Saguinus, nessa quinta-feira (23). O Ibama iniciou a ação depois de perceber, por monitoramento via satélite, que a invasão, já antiga, teve um aumento considerável. Ao fiscalizarem o território, encontraram um trator da Prefeitura que estava abrindo acesso e estruturando o local.

Segundo informou o Ibama, foram construídos 30 novos barracos e vários postes de distribuição de energia instalados. As novas casas que não estavam habitadas foram destruídas. Além disso, o órgão apreendeu duas espingardas, munição, motosserra e um aparelho GPS. No dispositivo eletrônico, havia um projeto de expansão do desmatamento. A ideia era chegar até o terreno vizinho, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


O trator da Prefeitura encontrado na área. Foto: Divulgação

A Prefeitura se posicionou em nota, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). No comunicado, a pasta informou que ainda não foi oficialmente comunicada em relação à multa, mas que tem ciência da ação. “Vale destacar que a medida não é definitiva e cabe recurso, o qual certamente será apresentado tempestivamente”, finaliza o documento.

*Com informações da repórter Paloma Albuquerque, da TV A Crítica.

Publicidade
Publicidade