Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura de Manaus finaliza pintura da faixa azul para ônibus na av. Mário Ypiranga Monteiro

Mesmo sem valer, motoristas já respeitam nova regra. Eles terão um mês para se adaptar ao novo sistema, que será implantado no começo de abril. Após o prazo, haverá fiscalização e aplicação de multas 03/03/2015 às 19:05
Show 1
Órgãos planejam ações educativas para motoristas
lívia anselmo ---

A faixa azul, semi-exclusiva para ônibus, na avenida Mário Ypiranga Monterio (antiga Recife), na Zona Centro Sul de Manaus, teve a pintura finalizada na manhã desta terça-feira (3). A partir de hoje, os motoristas terão um mês para se adaptar ao novo sistema que será implantado no começo de abril.

As informações foram confirmadas pelo diretor-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho. Segundo ele, o trecho, que vai desde o viaduto Miguel Arraes até o final da via, quando encontra a avenida Boulevard,  é preferencial para ônibus.

Conforme Carvalho, a faixa azul só poderá ser utilizada por veículos para acesso a garagens e conversões à direita. Além disso, os veículos de passeio não poderão prosseguir pelo corredor por mais de um cruzamento, de acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans),

De acordo com Pedro Carvalho, a medida irá gerar menos problema, uma vez que os ônibus deverão ocupar apenas uma faixa. “É uma medida em prol do transporte coletivo que precisa ser melhorado todos os dias. Queremos que os motoristas se conscientizem disso e nos ajudem a implantar esse sistema”, ressaltou.

Pedro Carvalho ressaltou ainda que serão realizadas ações educativas com os motoristas durante os próximos 30 dias. "Vamos informar e mostrar como se usa a faixa para não termos problema". Após esse prazo, os agentes do Manaustrans irão atuar na fiscalização e aplicar multas aos que infringirem a regra de circulação.

De acordo com o artigo 184, inciso primeiro do Código de Trânsito Brasileiro, “transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros (vizinhos) ou conversões à direita” é infração leve (três pontos na carteira de habilitação) e a multa é de R$ 53,20.

Publicidade
Publicidade