Publicidade
Manaus
MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Manaus lança Programa Agente Ambiental Voluntário

Projeto formará turmas de prestadores de serviços voluntários para atuarem nas unidades de conservação municipais e em campanhas educativas 05/06/2017 às 05:00
Show semana3
Lançamento ocorreu na abertura da Semana do Meio Ambiente 2017, sábado (3), no Parque do Mindu (Fotos: Antônio Lima)
Silane Souza Manaus (AM)

Os interessados em atuar voluntariamente nas atividades de educação e sensibilização ambiental, bem como no manejo dos recursos das unidades de conservação (UCs) e parques urbanos geridos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), podem se inscrever para ser um agente ambiental voluntário. Apresentado no fim de semana, o programa visa formar turmas de agente que ajudarão a Prefeitura de Manaus na gestão dessas áreas protegidas.

De acordo com o secretário da Semmas, Antônio Nelson, a demanda de pessoas que conhecem as UCs da natureza e os parques urbanos de Manaus e acabam se dispondo a participar voluntariamente das atividades é grande e o Programa Agente Ambiental Voluntário é uma ferramenta para viabilizar essa participação. “Estamos oficializando o trabalho deles e pretendemos formar, até o fim desde ano, 13 turmas. Queremos, com isso, trazer mais pessoas para acrescer nosso time do meio ambiente”, disse.

O diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, afirmou que o trabalho do agente ambiental voluntário foi regularizado por meio de uma resolução aprovada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema) em maio deste ano. O próximo passo agora é a formação dessas pessoas. “Os agentes serão capacitados por nós e estarão aptos a estarem nas nossas 12 unidades de conservação nos ajudando a gerir esses espaços da melhor forma possível”, apontou.

Os agentes ambientais voluntários desenvolverão diversas atividades de manutenção, conservação, proteção e educação ambiental. Conforme Bentes, há uma gama muito grande de ações a ser desenvolvidas nas Ucs e parques urbanos da cidade. “Eles nos ajudarão a manter essas áreas e nós a eles, nos colocamos a disposição para ajudar, principalmente quem for das universidades a desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso dentro de nossos espaços e com nossa orientação e supervisão”, destacou.

A universitária Micaela Bruna, 24, começou a desenvolver voluntariamente projetos há quatro meses no Parque do Mindu por causa da faculdade. O estágio curricular finaliza neste mês. Mas agora que o trabalho voluntário foi oficializado ela pretende continuar atuando nas ações. “Esse trabalho de educação e sensibilização ambiental é de formiguinha e um pouquinho de cada um é muito importante para conservar o que temos. Precisamos nos unir para minimizar os impactos nesses fragmentos”, disse.

Saiba mais

O serviço voluntário não cria vínculos empregatícios. O acesso ao Programa Agente Ambiental Voluntário se dará por meio de assinatura de termo de adesão entre o interessado e a Semmas, onde constam os dados pessoais, as atividades, direitos e deveres. A inscrição pode ser feita através do site: www.semmas.manaus.am.gov.br/ ou na própria sede da Semmas.

Publicidade
Publicidade