Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura de Manaus pretende iniciar ainda em 2015 as obras da Nova Eduardo Ribeiro

Via passará por ajustes de resgate histórico, como inclusão de pedrad de lioz por toda extensão, arborização e recuperação de calçamento 12/03/2015 às 17:07
Show 1
Além da prefeitura, o Governo do Estado também tem projetos para a avenida
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A Prefeitura de Manaus e o Governo do estado participaram nos últimos dois dias de reuniões conjuntas para promover ajustes nos projetos de ambos para o Centro Histórico de Manaus, especificamente para o projeto Nova Eduardo Ribeiro. O objetivo é dar celeridade à tramitação e aprovação do mesmo junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Os ajustes são necessários porque tanto a prefeitura, por meio do Implurb, desenvolveu um projeto de requalificação da Eduardo Ribeiro, quanto o governo do Estado, por meio da SEC, também tem um projeto para a área, em andamento no Iphan, que prevê a recuperação da linha de bonde na via. As reuniões visam compatibilizar os dois projetos.

“Vamos seguir com as análises técnicas para dar nova entrada no Iphan, alinhando os projetos e adicionando os detalhes do bonde”, explicou Laurent Troost, diretor de Planejamento Urbano do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb). Troost informou ainda que isso deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.

“Esse projeto conjunto é de vital importância para o PAC, uma vez que a Eduardo Ribeiro é o corredor principal que interliga os demais projetos”, diz Antônio Nelson, diretor do Pac Cidades Históricas. O projeto de revitalização abrange a avenida principal em toda sua extensão e os cruzamentos com as ruas Sete de Setembro, Henrique Martins, Saldanha Marinho, 24 de Maio, José Clemente, e esquina com a rua Monsenhor Coutinho.


Ilustração/Prefeitura de Manaus

A Eduardo Ribeiro é uma das vias mais importantes do Centro Histórico de Manaus. Datada do século XIX, tem desempenho essencial à dinâmica socioeconômica da cidade. O projeto desenvolvido pela Prefeitura de Manaus pretende resgatar a avenida, devolvendo-lhe o charme e dotando-a de melhorias e arborização.

Segundo a Prefeitura de Manaus, esse é um dos mais importantes projetos para execução ainda em 2015. As plantas do projeto já estão no Iphan para aprovação, por se tratar de área de interesse histórico. Das reuniões entre prefeitura e governo também participaram o presidente do Implurb, Roberto Moita e a diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), Regina Lobato.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade