Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura divulga lista dos aprovados no Programa Bolsa Universidade

Ao todo, 6.493 pessoas foram contempladas com bolsas integrais e parciais de 75% e 50%, em cursos de nível superior de 14 instituições parceiras  14/01/2015 às 18:37
Show 1
Neste processo, 51.711 pessoas se inscreveram para concorrer a 6,8 mil bolsas integrais e parciais de 75% e 50%.
acritica.com ---

CONFIRA AQUI A LISTA DOS APROVADOS 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou na tarde desta quarta-feira (14) o resultado do processo seletivo do programa Bolsa Universidade. Ao todo, 6.493 pessoas foram contempladas com bolsas integrais e parciais de 75% e 50%, em cursos de nível superior de 14 instituições parceiras. 

A lista com os nomes dos contemplados já está disponível no Portal do Candidato, no endereço http://bolsauniversidade.manaus.am.gov.br. O candidato deve apenas efetuar o login e a senha para conferir o status. O resultado oficial também será publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

Neste processo, 51.711 pessoas se inscreveram para concorrer a 6,8 mil bolsas integrais e parciais de 75% e 50%. Em 2014, o número de inscritos foi de 38.620 mil candidatos. O aumento é de 33,8%.

Durante o anúncio, o prefeito destacou a necessidade de criação de uma lei de políticas públicas irreversíveis, que possa tornar permanente o Bolsa Universidade, que está ajudando a transformar a vida de muitas famílias de Manaus.

“O programa se consolida e contamos cada vez mais com a participação das universidades parceiras. Com isso, estamos dando oportunidade a milhares de pessoas que a cada semestre se juntam aos outros alunos que já estão realizando o sonho de cursar uma faculdade”, destacou o prefeito. 

Este ano, o PBU baixou o valor da renda familiar para proporcionar mais oportunidade às famílias carentes. De acordo com o prefeito, a ideia é democratizar a perspectiva de que um candidato com renda menor também pode ter acesso à universidade.

“Se alguém chega à universidade com uma renda mais baixa, a gente tem a certeza de que está tornando mais democrático o ensino do terceiro grau e, em breve, o ensino da pós-graduação na nossa cidade”, comentou Arthur.

Confirmação da vaga

Os candidatos classificados devem entregar a documentação exigida, a partir desta quinta-feira, 15, até sábado, 17, na sede da Espi, localizada na avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. Quinta-feira e sexta-feira (dias 15 e 16) o horário de atendimento é das 8h às 19h. No sábado, 17, é das 8h às 14h.

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, alerta que, somente com a entrega dos documentos, o candidato tem a garantia da vaga. "Se o candidato não entregar a documentação, sua vaga é colocada à disposição, novamente, no sistema e ele é eliminado do processo", explicou.

Os candidatos devem apresentar os documentos de identificação e comprovante de renda de todos os membros da família declarados na inscrição (CPF e RG para maiores de idade, Certidão de Nascimento para menores de idade). Também deve levar o comprovante de residência.

O candidato precisa apresentar, ainda, a Declaração de Renda Familiar. Este documento pode ser impresso direto do Portal do Candidato, no site bolsauniversidade.manaus.am.gov.br. Nessa declaração, deve ter especificado a renda de todos que residem no mesmo domicílio, conforme atividade exercida pelos moradores. 

De acordo com a diretora, os estudantes de primeiro período, precisam levar o comprovante de aprovação em vestibular para o ano letivo de 2015. Já os alunos que irão cursar a partir do segundo período, devem entregar declaração ou documento que comprove vínculo com a instituição de ensino. A declaração precisa ter sido expedida em data não superior a 90 dias.

O Programa Bolsa Universidade prevê cota de 5% das vagas para pessoas com deficiência. Nesse caso, os candidatos, no ato da entrega dos documentos, devem apresentar, também, um laudo médico com o CID (Código Internacional da Doença), emitido por uma Junta Médica Oficial - original ou cópia autenticada. O Bolsa Universidade também reserva 2% das vagas para os idosos com idade a partir de 60 anos.

Manual do candidato

Durante a entrega da documentação, os candidatos classificados receberão um manual com os deveres e direitos dos bolsistas. "Sempre surgem dúvidas quanto aos projetos de contrapartida e suspensão da bolsa, por exemplo. Por causa disso, consideramos necessário disponibilizar um manual para tirar todas essas dúvidas", diz Luiza Rebelo.

Algumas das instituições parceiras no programa estarão com stands montados na sede da Espi, no período da entrega de documentos, também para orientar e tirar dúvidas dos estudantes, com relação ao processo de matrícula.


*Com informações da assessoria de comunicação. 


Publicidade
Publicidade