Domingo, 21 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Manaus

Prefeitura fiscaliza irregularidades na orla da Manaus Moderna

Na operação, foram encontradas diversas irregularidades como estacionamento em local proibido, venda de alimentos por ambulantes e barracos nas calçadas


17/04/2015 às 18:15

A Prefeitura de Manaus, em uma ação conjunta envolvendo 11 secretarias municipais e a Polícia Militar, fez nesta sexta-feira (17), a primeira operação “Viva Centro” do ano. A ação foi na área da Manaus Moderna, uma das mais antigas e movimentadas da cidade. As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).

“Há dois anos a gente vem fazendo, rotineiramente, operações de fiscalização e orientação aqui na orla. A Manaus Moderna é um desafio, porque tem inúmeros problemas. Todo o interior do estado é abastecido aqui, tem duas grandes feiras e uma concentração enorme de serviços numa área pequena”, explica Glauco Francesco, secretário da Semc e coordenador da operação.


Nesta sexta, várias irregularidades foram encontradas e combatidas, como estacionamento em local proibido, venda de alimentos por ambulantes e barracos- que serviam de moradia- obstruindo o passeio público. Trinta e sete carros foram multados pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), moradores de rua realocados e cadastrados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh). Carrinhos e bancas de alimentos também foram apreendidos por fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab).


“No trânsito, as principais infrações foram estacionamento em fila dupla, no canteiro central e em vaga preferencial. Com a conclusão das obras, nós vamos sinalizar isso aqui tudo. Vai ter área para carga e descarga para frete e outras coisas mais. Aí a tolerância com as irregularidades vai ser ainda menor. Com tudo demarcado, ninguém vai ter desculpa para bagunçar aqui nessa área”, explica Lucijane Barros do Manaustrans.

As obras a que a fiscal se refere são as de revitalização da orla, executadas pela Seminf e previstas para serem concluídas no próximo mês. “Muito em breve já será possível perceber mudanças na paisagem daManaus Moderna. Nosso objetivo é requalificar todo esse espaço urbano. As intervenções no calçamento, colocação de guarda-corpo e sinalização estão a todo vapor e isso já dará um aspecto melhor à orla. Mas não é só isso. A população precisa perceber que o poder público está presente e por isso faremos fiscalizações permanentemente. Essa foi apenas a primeira de muitas operações programadas para este ano”, acrescentou o secretário da Semc.


“Conversar e orientar. Esse é o objetivo principal da ação. Por isso, instruímos os funcionários da prefeitura a fazerem abordagens, principalmente, de advertência. Eles já têm bastante experiência nisso, mas orientamos mais uma vez porque a população precisa entender que essas operações são para o bem de todos, por isso a maneira como as conduzimos é tão importante”, explicou Geórgia Seki, coordenadora do Comitê de Gestão Integrada- GGI.


Entre as ações educativas, destaque para o trabalho desenvolvido pela equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas. Eles deram orientações sobre descarte correto e reaproveitamento de resíduos aos permissionários da Feira da Banana. Também houve serviços de poda em 40 árvores, no trecho que vai da Feira da Banana até o Makro. No local, foram replantados também cinco novas mudas, sendo três ipês e dois paus-pretinhos, complementando assim a arborização do passeio público na área.

publicidade
publicidade
Ex-deputado Hissa Abrahão é eleito presidente do diretório regional do PDT
Homem é morto a tiros enquanto comprava almoço no Campos Sales
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.