Sábado, 15 de Agosto de 2020
Manaus

Prefeitura instala sinalização de trânsito para proteger fauna

As placas foram posicionadas em pontos específicos do conjunto Acariquara e da avenida Rodrigo Otávio, no Japiim, por serem locais de grande fluxo de veículos e próximos a fragmentos florestais onde existe fauna silvestre



1.jpg Para a Semmas, a instalação das placas era uma demanda antiga
07/08/2014 às 20:14

A Prefeitura de Manaus deu início nesta quinta-feira, 07, ao trabalho de instalação de placas sinalizadoras de passagem de animais da fauna silvestre nas vias urbanas situadas na Área de Proteção Ambiental (APA) Ufam-Acariquara.

O trabalho foi feito por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Infraestrutura (Seminf), Manaustrans, Manauscult e Conselho Consultivo da APA Ufam-Acariquara.



As placas foram posicionadas em pontos específicos do conjunto Acariquara e da avenida Rodrigo Otávio, no Japiim, por serem locais de grande fluxo de veículos e próximos a fragmentos florestais onde existe fauna silvestre. Todos os locais foram georreferenciados e autorizados pelo órgão de trânsito do município.

De acordo com o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Sinomar Fonseca, a instalação das placas era uma demanda antiga, que se soma às demais iniciativas desenvolvidas por órgãos federais e estaduais, que visam proteger os atributos socioambientais destas áreas.

Foram colocadas três placas: duas nos dois acessos do conjunto Acariquara e uma na avenida Rodrigo Otávio, nas proximidades da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

As placas informarão pedestres e condutores de veículos sobre a travessia da fauna silvestre nas vias das APAs. “A ação é estratégica no sentido de prevenir a perda de pequenos vertebrados (anfíbios e répteis) até mamíferos de médio porte como cutia, preguiça-bentinho, pacas, entre ouras”, explica a técnica da Semmas, Angeline Ugarte, que preside o Conselho Consultivo da APA Ufam-Acariquara.

A APA Ufam-Acariquara possui 753 hectares, sendo um dos maiores fragmentos de floresta nativa em zona urbana do Brasil, constituindo-se em um importante corredor de passagem do sauim-de-coleira, espécie em risco iminente de extinção, de acordo com o Instituto Chico Mendes.

Estudos realizados por instituições de pesquisa apontaram que os atropelamentos e outras formas de acidentes em área urbana contribuem para essa situação. Além da instalação de placas, os técnicos da Semmas fizeram a entrega de folders informativos sobre a importância das áreas de proteção ambiental a condutores e pedestres que passavam pelos locais de instalação.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.