Publicidade
Manaus
PRÓXIMOS MESES

Prefeitura lança certame para implantação de bicicletas públicas e mobiliários urbanos

Interessados podem encaminhar propostas até os dias 15 e 18 de julho. Estações de bicicletas serão instaladas no Centro Histórico e mobiliários urbanos ficarão localizados em locais de grande circulação 12/07/2016 às 15:59
Show bicicleta
Estações de bicicletas serão instaladas no Centro Histórico (Foto: Aguilar Abecassis/AC)
acrítica.com* Manaus (AM)

Dois editais de chamamento público foram lançados para a instalação de novos equipamentos de mobilidade urbana e para práticas esportivas na capital. As empresas interessadas podem encaminhar propostas até o dia 15 e 18 de julho Os editais estão disponíveis no site http://transparencia.manaus.am.gov.br/.

Até o dia 15 de julho, interessados podem encaminhar propostas para participar do chamamento público das estações de bicicletas compartilhadas. A documentação será recebida pela Comissão de Licitação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

A sessão pública será realizada às 9h, no dia 15, na sala do usuário do Implurb, na sede da prefeitura, na avenida Brasil, bairro Compensa, Zona Oeste. Após o certame, será celebrado Termo de Cooperação, visando a implantação, operação e manutenção do sistema. O Termo de Cooperação tem prazo de 36 meses e não há ônus para a municipalidade.

O sistema de bicicletas públicas terá 11 estações iniciais, com a previsão de 110 bicicletas disponíveis, que serão instaladas no Centro Histórico. A população terá uma opção alternativa de mobilidade para fazer deslocamentos curtos e rápidos para o trabalho, lazer e entretenimento, em vias de baixa velocidade.

Inicialmente, os pontos definidos incluem estações nas praças da Saudade, Heliodoro Balbi, da Matriz e Tenreiro Aranha, Paço Municipal, Mercado Adolpho Lisboa, avenida Eduardo Ribeiro, entre outros.

A empresa vencedora do certame será responsável pela operação do sistema na capital. As estações têm autoatendimento, possibilitando ao usuário fazer a retirada da bicicleta usando seu celular/aplicativo ou cartão de acesso. O uso do sistema será tarifado, visando a sua operação e manutenção. Será facultada ao operador a busca de patrocínio com empresas privadas para a exibição de marca nas próprias bicicletas, a fim de dar sustentação aos custos envolvidos.

Mobiliários esportivos

O segundo edital de chamamento público visa contemplar Manaus com estações de Mobiliários Urbanos Esportivos (MUEs) em áreas públicas. O certame também é para pessoas jurídicas, que têm até o dia 18 de julho para apresentarem propostas e documentação à Comissão de Licitação. O edital está disponível no site http://transparencia.manaus.am.gov.br/ e a sessão pública será realizada dia 18, às 9h, na sala do usuário do Implurb.

Com as estações de mobiliários urbanos esportivos, a ideia é estimular ainda mais a prática de exercícios físicos em mais pontos da cidade, contando com a parceria público-privada. Entre alguns locais identificados como de grande circulação, para funcionamento de estações, estão previstos os parques do Mindu, Ponta Negra, dos Bilhares e Passeio do Mindu, as praças do Shopping T4, Campo do Bahia, avenida Brasil, CSU do Parque Dez, entre outros.

Os equipamentos do mobiliário devem ser fabricados em aço inoxidável, apropriado para áreas externas e resistentes a variações de temperatura. Em geral, são montados sobre estrutura de aço e piso com perfis de “madeira plástica”, onde as pessoas caminham e se apoiam para usar o aparelho.

Os interessados que tiverem dúvidas em relação aos editais devem procurar a Comissão de Licitação do Implurb e apresentar documentação na Diretoria de Administração e Finanças (Diraf), em horário comercial. Informações pelo (92) 3625-4789.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade