Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura leva obras de combate a erosões e alagamentos aos bairros Grande Vitória e Novo Aleixo

No Grande Vitória, as equipes atuam na Rua Criciúma desde a última terça-feira (23). O local sofreu ação de erosão com a vazão incorreta das águas pluviais 25/02/2016 às 14:44
Show 1
Os novos trabalhos estão concentrados no bairro Grande Vitória e na Comunidade Parque das Garças, bairro Novo Aleixo
acritica.com* Manaus (AM)

Nesta semana, a Prefeitura de Manaus iniciou mais duas ações de combate a erosões e alagações na cidade. Os novos trabalhos - executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) - estão concentrados no bairro Grande Vitória e na Comunidade Parque das Garças, bairro Novo Aleixo, ambos na zona Leste.

No Grande Vitória, as equipes atuam na Rua Criciúma desde a última terça-feira (23). O local sofreu ação de erosão com a vazão incorreta das águas pluviais. Parte do gradil de proteção e alambrado que delimitava a passagem de pedestre caiu com as fortes chuvas.

As equipes do Distrito de Obras da Colônia Antônio Aleixo atuam na desobstrução dos bueiros e das caixas coletoras que fazem a drenagem das águas pluviais. O lixo jogado de forma irregular tem entupido a rede e provocado o desgaste da passarela de concreto e da proteção.


Além dos serviços de desobstrução, o local vai receber, ainda, segundo o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Antônio Peixoto, uma nova contenção com a recuperação de 25 metros de rip-rap. “Vamos construir também uma nova passarela de concreto, assim como toda a extensão do alambrado, que possui 75 metros, será trocada”, destacou.

Para o comerciante Manuel Barreto, morador do bairro, o trabalho vai trazer mais segurança aos pedestres, uma vez que a via é rota de alunos de duas escolas públicas que existem no entorno. “A via é uma das principais do bairro. Passam muitos carros e, principalmente, veículos que fazem transporte de passageiros. Por isso a recuperação dessa passagem é importante para a comunidade”, comenta.  

No mesmo bairro uma segunda equipe atua na recuperação da rede de drenagem da Rua Cruzeiro. O local sofria com alagações e uma nova rede de drenagem será instalada aumentando a vazão das águas pluviais.

Drenagem

Mesmo com o período chuvoso, a prefeitura tem empregando um ritmo de trabalho intenso nos serviços de drenagem profunda. Em 2015, mais de 100 mil metros de rede de drenagem (profunda e superficial) foram implantados em toda a cidade contemplando vias principais e secundárias.

A rua Itaporã, na Comunidade Parque das Garças, no Novo Aleixo, é uma das primeiras vias contempladas com uma nova rede de drenagem profunda.  Os trabalhos no local foram iniciados na última semana e seguem por mais 90 dias. Ao todo, mais de 280 metros de rede serão implantados contemplando outras três vias do entorno.

A dona de casa Euvira Santos, moradora do bairro há 11 anos, acompanha as obras e espera com ansiedade o resultado dos trabalhos. “Quando chove muito forte as casas alagam. Mas com esse serviço essa situação vai acabar. E já sonhamos até com a entrada de novas rotas de ônibus após esse trabalho”.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade