Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
Projeto " Viver com Saúde"

Prefeitura levará oferta de serviços de saúde volantes e atividades físicas a todas as zonas de Manaus

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, projeto deve ser levado a todas as zonas de Manaus



1.jpg Atividade física levou visitantes a mexerem o corpo
29/09/2013 às 17:49

A segunda edição do Projeto "Viver com Saúde" da Prefeitura de Manaus, que aconteceu neste domingo (29) levou mais de mil pessoas ao Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul da cidade. Devido ao sucesso de público, o secretario municipal de Saúde, Evandro Melo, anunciou que o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decidiu levar o evento a todas as zonas da capital, para que a população tenha acesso a serviços de saúde volantes, atividades físicas e lazer. Veja fotos aqui.

“A primeira edição do projeto foi realizada no Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, levando centenas de pessoas a Ponta Negra. Desta vez, no Parque dos Bilhares também tivemos um bom número de pessoas que, em pleno domingo de  lazer, também querem aferir a sua pressão, fazer teste de glicemia, e > participar de atividades de lazer. Vamos levar o projeto primeiro para a zona Norte, depois para as outras regiões da cidade", disse Evandro Melo.



No Parque dos Bilhares, a população teve acesso a aulas de ginástica, capoeira, atividades lúdicas (cama elástica, perna de pau, corda e corrida de saco), tênis de mesa, futsal, basquete, treinamento funcional e circuito (quadra de areia), caminhada orientada e passeio ciclístico. Também foi realizada uma simulação de atendimento do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que demonstrou para a população em quais casos se deve chamar o serviço pelo telefone 192.

A programação teve o apoio de outras 10 instituições governamentais e não governamentais e incluiu sensibilização sobre educação ambiental e no trânsito, prevenção de acidentes domésticos, prevenção no controle do tabagismo, orientação nutricional, teatro de fantoche, palestra sobre saúde bucal, avaliação antropométrica (peso e altura), aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, massagem de Shantala para bebês e orientação sobre amamentação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, as ações desenvolvidas são para estimular a atividade física e uma melhor qualidade de vida e o bem-estar integral da população de Manaus. “O objetivo é orientar e conscientizar a população sobre a importância da prática de hábitos saudáveis, como a prática de atividade física e da boa alimentação, para garantir a saúde das pessoas.

A chefe do Núcleo de Promoção a Hábitos de Vida Saudável da Semsa, Fernanda Gabriela Araújo, explica que a prática de atividades físicas adequadas e de uma alimentação saudável são essenciais no combate às doenças crônicas não transmissíveis, que são doenças de longa duração e progressão lenta, como hipertensão, câncer, obesidade e diabetes, que podem levar à morte ou prejudicar de forma intensa a qualidade de vida do paciente.

As doenças crônicas não transmissíveis não têm causas específicas e podem ser decorrentes de múltiplos fatores relacionados, principalmente à condição de saúde (obesidade, doenças congênitas ou genéticas, ocorrência de outras doenças crônicas) e aos hábitos de vida (sedentarismo ou excessos físicos, estresse, alimentação inadequada, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas), além dos fatores genéticos.

(*) Com informações do Departamento de Comunicação da Semsa


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.