Publicidade
Manaus
Manaus

Prefeitura mantém mutirão para atender denúncias de focos de queimadas urbanas

A estratégia visa contribuir para a redução de focos de queimadas na cidade e evitar o agravamento do quadro gerado pelas grandes queimas ocorridas em áreas de floresta 20/10/2015 às 17:59
Show 1
O objetivo é zerar o passivo de denúncias, atendendo 100% das demandas referentes a focos de queimadas registradas pelo órgão
acritica.com* Manaus (AM)

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), mantém em funcionamento o mutirão de atendimento para receber denúncias relativas às queimadas urbanas na capital. O objetivo é zerar o passivo de denúncias, atendendo 100% das demandas referentes a focos de queimadas registradas pelo órgão.

Desde o último dia 6 até agora, 80 ocorrências denunciadas foram atendidas, sendo seis flagrantes sem denúncia protocolada, com autos de notificação lavrados, o que aumentou para 136 o número de atendimentos de um total de aproximadamente 250 denúncias recebidas de janeiro até a primeira semana de outubro.

O grupo que atende às demandas é formado por servidores do Departamento de Fiscalização e da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, que sai às ruas diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 14h às 22h, para atender exclusivamente aos casos de queimadas.


A estratégia, de acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar Mar, é contribuir para a redução de focos de queimadas na cidade e evitar o agravamento do quadro gerado pelas grandes queimas ocorridas em áreas de floresta nos municípios da Região Metropolitana de Manaus e no interior do Estado.

“Os focos de queimadas registrados em Manaus têm pouca representatividade nesse quadro atual de fumaça que encobre a cidade, mas estamos fazendo a nossa parte, orientando e sensibilizando a população, que ainda tem como prática a queima de resíduos em seus quintais e terrenos baldios”, afirmou Itamar Mar.

O secretário participou, na manhã desta terça-feira, 20, de uma reunião com todos os secretários de Meio Ambiente das prefeituras da Região Metropolitana de Manaus para discutir estratégias de combate às queimadas nos municípios. Ele explicou o esforço desenvolvido pela Prefeitura de Manaus para orientar e sensibilizar a população, com campanhas de mídia na TV e nas rádios, e a intensificação do atendimento às denúncias, paralelamente ao trabalho de educação ambiental.

Além de atender as denúncias, a equipe realiza abordagem às lideranças comunitárias dos locais visitados, buscando estabelecer com eles um contato mais próximo no sentido de agendar reuniões e palestras para sensibilização dos moradores das áreas onde persiste a prática da queima. Desde o início do trabalho, foram feitas 94 visitas com 213 pessoas abordadas sobre a temática das queimadas.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade