Sábado, 24 de Julho de 2021
VACINAS

Prefeitura negocia compra de doses para toda a população de Manaus, diz David Almeida

Segundo o prefeito, doses seriam compradas diretamente dos laboratórios Astrazeneca/Oxford e Sputnik V. Almeida. Total de doses chegaria a 2 milhões



de626753-12bd-4534-8be9-78ac5ba71f73_1D55465F-17E3-4355-B33D-F549FA10DD7D.jpg Foto: Phil Limma
15/03/2021 às 12:47

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta segunda-feira (15), que negocia a compra direta de doses necessárias para “vacinar toda a população de Manaus” dos laboratórios Astrazeneca/Oxford e Sputnik V. Almeida estimou que pode obter cerca de 2 milhões de doses destes imunizantes, que são aplicados em duas fases.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa na manhã de hoje, no viaduto do Manôa, onde o prefeito inspecionou o andamento dos reparos na estrutura da obra. Segundo David, até esta quarta-feira (17) deverá anunciar a data que vai visitar o laboratório União Química, em Brasília, para fechar o acordo de intenção de compra das vacinas do Fundo Russo de Investimentos Diretos, responsável pela Sputnik V.



Ele salientou que a frente aberta por prefeitos e governadores para a compra direta das vacinas é uma “ajuda ao governo federal” e registrou que as vacinas obtidas pela Prefeitura Municipal de Manaus serão repassadas ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).

“Acredito que junho em diante, acredito que até antes de junho já teremos algo bem positivo. (..) Não existe oferta de vacina, o que existe são possibilidades futuras e estamos nos antecipando para quando tivermos essa oferta, inclusive, já temos propostas de preço”, disse.

No dia 27, David Almeida teve reunião emergencial com a Comissão de Vacinas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que iniciou a construção de um consórcio de municípios para a compra dos imunizantes. A frente nacional reúne 100 prefeitos interessados em assinar o termo de compromisso que garante a participação de seus respectivos municípios no consórcio.

Na mesma ocasião, o prefeito anunciou o envio do PL das Vacinas para Câmara Municipal de Manaus (CMM), que foi recebido na última quinta-feira (11) pelo presidente da Casam vereador David Reis (Avante). A CMM aprovou nesta segunda-feira o projeto de iniciativa do Executivo Municipal.

Na semana passada, os governadores do Nordeste anunciaram a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V contra a covid-19. Após reunião com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, ficou decidido que as vacinas integrarão o PNI. 

A responsabilidade da compra e distribuição de vacinas no Brasil é do governo federal, no entanto, David não chegou a criticar a falta de coordenação de esforços pelo governo Bolsonaro para compra dos imunizantes e nem de adoção de medidas de distanciamento social.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.