Publicidade
Manaus
SERVIÇO

‘Prefeitura + Presente’ realiza quase 2 mil atendimentos na zona Leste

A ação, coordenada pela Ouvidoria e Serviço de Proteção ao Consumidor de Manaus – Procon Manaus, aconteceu na Escola Municipal Governador Plínio Ramos Coelho 04/07/2016 às 05:00
Show ar5e
(Foto:Altemar Alcântara/Semcom)
Acritica.com

Com a proposta de aproximar a população do poder público, no último fim de semana, o projeto itinerante “Prefeitura + Presente” realizou quase dois mil atendimentos na comunidade Gilberto Mestrinho, zona Leste da capital. Foram 29 órgãos municipais e estaduais reunidos em um só lugar para dar soluções mais rápidas às demandas da população, sobretudo daquelas mais afastadas da região central.

A ação, coordenada pela Ouvidoria e Serviço de Proteção ao Consumidor de Manaus – Procon Manaus, aconteceu na Escola Municipal Governador Plínio Ramos Coelho.  “Acreditamos que trabalhando de maneira integrada podemos levar mais serviços e diminuir a dependência da comunidade em se deslocar até as secretarias”, explicou o coordenador do Procon Manaus, Afonso Lins.

Para a doméstica Loeide Lima o resultado do trabalho foi bastante positivo. “Passei por diversos atendimentos de saúde, como clínico geral e exame preventivo, além disso, minhas crianças receberam kits de higiene bucal. Espero que esse tipo de ação continue acontecendo”, comentou.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), somente durante a ação realizada no sábado, 2, 140 pessoas foram atendidas em clínica geral e mais 60 crianças passaram pela pediatria. Ao todo, foram distribuídos 500 kits de saúde bucal, 105 dispensação de medicamentos na farmácia, entre outros serviços, como acompanhamentos do Bolsa Família e testes de monoxímetro (uma espécie de bafômetro dos fumantes para medir a quantidade de monóxido de carbono no pulmão).

Vale lembrar, ainda, que a nova Unidade Móvel de Saúde da Mulher ficará no bairro até o dia 14 deste mês e fará cerca de 500 exames de ultrassonagrafia e 400 exames de mamografia. Nesse período, dois dias serão dedicados ao “Dia do Homem” – 7 e 14 de julho – com exames de ultrassonagrafias de próstata via abdômen, abdômen total, abdômen superior, vias urinárias e tireoide.

As atividades do “Prefeitura + Presente” continuarão sendo realizadas quinzenalmente, com cronograma montado até dezembro deste ano. A próxima edição será realizada no dia 16 de julho, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Prof. Carlos Frota de Medeiros, localizado no conjunto Viver Melhor I, bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus.

Outros serviços

Há 11 anos levando alegria e conscientização ambiental, os Garis da Alegria, grupo teatral da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), animaram as crianças que participaram da ação itinerante da prefeitura na comunidade Gilberto Mestrinho. Brincadeira e um repertório de cunho educativo fizeram parte da programação.

Cerca de 200 mudas também foram distribuídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Quem aproveitou a doação foi a empreendedora Nerice Reis Torres. Ela disse que a sua casa vai ficar ainda mais bonita depois que plantar as duas mudas que recebeu. “Não tenho muito espaço, mas fiz um pequeno jardim no corredor. Foi a maneira que encontrei de deixar a casa mais enfeitada e fresquinha”, comentou.

Entre os serviços mais procurados, a emissão de documentos registrou 50 atendimentos para a 1ª via de RG e outros 41 para 1ª via de CPF. Já o Sine Manaus encaminhou 46 pessoas para vagas no mercado de trabalho, além de dar orientações ao Seguro Desemprego.

Outros órgãos parceiros da prefeitura no projeto também participaram dessa edição. Entre eles: Defensoria Pública do Estado (DPE), Polícia Civil, Polícia Militar, Manaus Ambiental, Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Eletrobrás Amazonas e Corpo de Bombeiros.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade