Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Manaus

Prefeitura promove oficina de qualificação de tutores para Unidades Básicas de Saúde do município

O processo inicial de qualificação aconteceu durante a 1ª Oficina de Organização dos Macroprocessos da Atenção Primária à Saúde no município de Manaus, iniciada nesta segunda-feira (20)



1.jpg Prefeitura promove oficina de qualificação de tutores para Unidades Básicas de Saúde do município
20/05/2013 às 15:35

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou o processo de qualificação de 40 tutores que acompanharão o reordenamento da Atenção Primária à Saúde junto aos profissionais das Unidades Básicas no município. O reordenamento tem como objetivo melhorar a qualidade de atendimento e garantir um melhor acesso da população aos serviços de saúde.

O processo inicial de qualificação aconteceu durante a 1ª Oficina de Organização dos Macroprocessos da Atenção Primária à Saúde no município de Manaus, iniciada nesta segunda-feira (20), na Universidade Nilton Lins (Avenida Professor Nilton Lins, nº 3.259, Parque das Laranjeiras), das 8h às 16h, como parte do projeto de consultoria do sanitarista Eugênio Vilaça.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que o reordenamento da Atenção Primária à Saúde no município de Manaus vai exigir mudanças no processo de trabalho, o que envolverá os 10 mil profissionais que atuam na Semsa. “Depois de qualificados, os tutores poderão atuar como referência junto aos profissionais que trabalham diretamente com a população, colaborando com a implantação de um novo processo de trabalho, mais resolutivo, que permita melhor acesso aos serviços e melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde”, explicou Evandro Melo.

Os tutores que participaram da oficina foram selecionados entre profissionais dos Distritos de Saúde Leste, Norte, Oeste e Leste. Inicialmente, os participantes irão realizar a análise situacional da Atenção Primária à Saúde e elaborar um plano para a implantação das ações práticas em oito Unidades Básicas de Saúde, selecionadas como “laboratórios” para o processo de reordenamento.

De acordo com o consultor Marco Túlio Ferreira, um dos objetivos da qualificação dos tutores é preparar os profissionais para replicar a metodologia utilizada em ações de “campo”, incluindo ferramentas de monitoramento e diagnóstico da Atenção Primária à Saúde nas Unidades Básicas. “São esses profissionais que atuam no que chamamos de “ponta” dos serviços de saúde e é importante que tenham compreensão sobre o projeto de reordenamento da Atenção Primária e que possam entender que é possível organizar melhor o processo de trabalho para trazer maior resolutividade para as demandas da população, melhorar a qualidade e o acesso aos serviços, sem que isso resulte em aumento de trabalho. O importante é que todos estejam motivados a colaborar na construção do novo modelo de Atenção Primária à Saúde em Manaus”, destacou Marco Ferreira.

A oficina será encerrada nesta terça-feira (21),  das 8h30 às 17h30, com visita às Unidades Básicas de Saúde que servirão como “laboratórios” para conhecer as equipes de trabalhadores e apresentar as propostas elaboradas.

*Com informações da assessoria de comunicação da Semsa.

 

 



Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.