Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
UBS

Prefeitura reinaugura UBS Mansour Bulbol, na Zona Oeste de Manaus

Após ser totalmente reformada e ampliada, a UBS passa a ter capacidade de atendimento para cerca de 23 mil pessoas



SLFKDSFSDF.jpg Prefeitura reinaugura UBS Mansour Bulbol, na Zona Oeste (Fotos: Alex Pazuello/Semcom)
01/06/2016 às 17:29

Na contramão da crise, a Prefeitura de Manaus entregou na manhã desta quarta-feira, 1o de junho, a 47o obra na área de saúde da atual gestão. Trata-se da Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansour Bulbol, localizada na avenida Desembargador João Machado, bairro Alvorada I, zona Oeste, que após ser totalmente reformada e ampliada passa a ter capacidade de atendimento para cerca de 23 mil pessoas.

No total, em 41 meses, o prefeito Arthur Virgílio Neto já consegui entregar a população 36 UBSs, sendo 26 unidades novas e 10 reformadas. “Trabalhamos na contramão de um país que parou, pois estamos ampliando o serviço de saúde. Eu entendo que crise se enfrenta com trabalho e com boa gestão”, disse.

O prefeito também revelou que pretende ir ao Ministério da Saúde (MS) para discutir a obrigatoriedade de transformar as pequenas casinhas de saúde, em “casonas” para recebimento de recurso do Sistema Único de Saúde (SUS), que segundo ele cobre apenas uma pequena parte das despesas existentes.

“Vou ter um encontro com ministro da saúde para dizer a ele que é preciso um esforço a mais para fazer justiça, senão, o ente mais pobre de todos, que é a prefeitura, fica com uma sobrecarga anormal e isso não deveria acontecer”, enfatizou o prefeito.

A nova unidade está totalmente remodelada e aparelhada para oferecer melhores serviços à população. Segundo o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão, essa priorização é constante no Município e os investimentos continuam. “Essa UBS é fruto da prioridade que se dá a saúde, tanto que ainda temos outras sete sendo totalmente recuperadas e que, brevemente, serão entregues para a população”, contou.

Estrutura

A UBS conta com quatro médicos clínico-geral, um pediatra, um ginecologista, dois cirurgiões dentistas, um farmacêutico, quatro enfermeiros, sete auxiliares de enfermagem, oito agentes comunitários de saúde, onze auxiliares em saúde bucal e dois técnicos de saúde bucal.

Entre os serviços oferecidos estão a sala de vacina, posto de coleta fixo e exame citopatológico e inspeção da mama, além de farmácia gratuita, triagem neonatal, testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites, atendimento em profilaxia da raiva humana, baciloscopia de tuberculose, abordagem sindrômica de doenças sexualmente transmissíveis, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, acompanhamento do Bolsa Família, atividades de promoção e prevenção à saúde, Programa Saúde na Escolas, curativo e nebulização.

São, aproximadamente, 406 metros quadrados de área construída, sendo uma unidade básica de saúde de modelo tradicional com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família inserida (UBS O-36) para atendimento de demanda espontânea e programada. O horário de funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Com a entrega da unidade, a cobertura populacional no bairro passa de 38,83%, calculados em abril de 2016, para uma cobertura estimada de 45,86%. A UBS Mansour Bulbol se une aos serviços das UBSs O-07 (rua H, s/n, Alvorada I); UBS O-08 (rua Treze, s/n, Alvorada II); UBS O-09 (rua Seis, s/n, Alvorada III); UBS O-37 (rua Marechal Rondon, s/n, alvorada 1); e UBS Ajuricaba (av. Leste, s/n - conj. Ajuricaba).

Morador do Alvorada há 43 anos, José Nazareno Coutinho mostrou satisfação em visitar a nova unidade de saúde. “Hoje estamos muito satisfeitos, porque isso ficou bem mais bonito do que estava. O atendimento será melhor, trazendo benefícios tamanhos para a comunidade”, estimou.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.