Terça-feira, 23 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Manaus

Prefeituráveis de Manaus serão definidos no dia 30

Oito partidos deixam para realizar as convenções no último dia permitido pela legislação eleitoral


09/06/2012 às 10:29

Oito dos 14 partidos de onde estão cotados os nomes que vão disputar a Prefeitura de Manaus vão empurrar a definição das candidaturas para o último dia permitido pela legislação eleitoral: 30 de junho. A partir deste domingo, os partidos políticos podem realizar convenções para definir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2012. Pela Lei das Eleições (nº 9.504/1997), as convenções partidárias devem ocorrer no período de 10 a 30 de junho. PMDB, PSDB, PT, PDT confirmaram suas reuniões finais para o dia 30. PR, PCB, PSOL e PSTU ainda não decidiram, mas apontam o dia 30 como a data mais provável.

O certo é que ninguém vai encerrar os possíveis acordos antes do dia 15. O PMDB, do senador Eduardo Braga, ainda tenta um nome de convergência entre os aliados. A tarefa está difícil e o próprio ex-governador se considera no páreo. No PSDB, a candidatura do ex-senador Artur Neto ganha força. A candidatura do tucano deve ser oficializada até o dia 20, apensar de marcar a convenção para o dia 30. No PT, segundo o deputado estadual Sinésio Campos, as definições vão partir da executiva nacional. O parlamentar afirmou que a convenção da sigla está marcada para o dia 30, mas, no dia 24, as candidaturas serão anunciadas.

Pelo PDT, o prefeito Amazonino Mendes turbina suas ações na prefeitura, mas afirma que está fora da disputa pela reeleição. Porém, membros da sigla, como Dermilson Chagas, tentam convencer o prefeito a lançar candidatura. “Estamos conversando e mostrando a importância dele para a cidade de Manaus. E isso está avançando. Estamos torcendo para que dê certo”, contou Dermilson, que é secretário estadual do PDT. PCB, PSOL e PSTU avançam para formar uma frente de esquerda e lançar apenas um candidato. Mas, segundo o presidente do PCB, Luiz Navarro, as negociações ainda não fecharam, e a convenção das siglas só deve acontecer no dia 30. Navarro, por ter a conta da campanha de 2010 reprovada, pode ficar de fora da disputa.

Cinco siglas já marcaram convenção

Os partidos com as datas das convenções mais adiantas são DEM e o PPS. Ambos prometem sacramentar as candidaturas a prefeito de Pauderney Avelino e Hissa Abrahão, respectivamente, no próximo dia 16. No dia 20, será confirmada mais uma candidatura a prefeito: a do engenheiro Jerônimo Maranhão, pelo PMN. E, no dia 23, a convenção do PSB oficializará o nome do ex-prefeito Serafim Corrêa na disputa, aumentando para quatro o número de candidatos. O PCdoB também marcou para o dia 23 a data de sua convenção. A sigla tem como principal nome à disposição dos partidos aliados a senadora Vanessa Grazziotin. O PP, da deputada federal Rebecca Garcia, ainda vai decidir se realiza convenção no dia 23 ou 24. A parlamentar é cotada para ser a candidata a prefeita do governador Omar Aziz (PSD).

publicidade
publicidade
Prefeitura vai pagar creches particulares para aumentar vagas, diz Arthur
Tráfego na Faixa Azul da Avenida Mário Ypiranga é liberado pela Prefeitura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.